Os alunos da Academia de Liderança – turma 2018 participam esta semana do segundo encontro em Cuiabá. O treinamento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
O Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário, Poder Legislativo e Relações Governamentais foram os temas abordados na quinta-feira (21/06). A ideia é que a turma conheça o funcionamento e as competências de cada poder constituído em Mato Grosso.
“O nosso objetivo é formar líderes comprometidos com o agronegócio, com expertise em gestão, comunicação e negociação. Além disso, tem como finalidade aprimorar as competências dos produtores rurais e provocar a reflexão sobre o seu papel na transformação do agronegócio mato-grossense”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.
No período da manhã as palestras ficaram por conta do promotor de justiça, Carlos Eduardo Batista, que falou sobre os campos de atuação do MPE, seguido do Juiz da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, que abordou sobre as atribuições do Poder Judiciário. O comentarista político Vinicius de Carvalho falou sobre Relações Governamentais.
Para os palestrantes a iniciativa do Sistema Famato em estreitar relacionamento com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário é fundamental para o desenvolvimento do setor agropecuário e transformação da sociedade.
“Além de estreitar relacionamentos, essa iniciativa é muito importante para o setor e poderes, fomenta e dissemina conhecimento aos produtores rurais”, avaliou o comentarista político Vinícius de Carvalho.
O período da tarde foi reservado para uma visita na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e, posteriormente, uma palestra com o assessor técnico da mesa diretora, Xisto Bueno. O grupo conheceu as dependências da Casa de Leis e as competências do Poder Legislativo.
A programação do segundo encontro segue até sábado (23/06). Nesta sexta-feira (22/06) os alunos passarão por análise comportamental por meio da ferramenta Profile Analisys Tool (PAT), aplicada pelo analista Paulo Roberto Francisco da Silva. No sábado (23) o módulo será sobre negociar e conduzir reuniões com Igor Henrique Rodrigues.