A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) receberam a visita institucional de representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos no Brasil e da Analista de Agricultura do United States Department of Agriculture (USDA) Maria Anulacion. O USDA é o Departamento de Agricultura nos Estados Unidos, semelhante ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Brasil.
O superintendente do Imea Daniel Latorraca e gestor de Análise de Mercado Paulo Ozaki apresentaram dados da agricultura mato-grossense, produtividade, áreas agrícolas e um mapeamento de oportunidades no estado.
O adido Agrícola Nicolas Rubio e a adida Katie Woody salientaram a importância de estreitar relacionamento com Mato Grosso, visto que o estado é o maior produtor de soja do país.
A analista do USDA Maria Anulacion ficou impressionada com a organização e o sistema de coleta, estudos e projetos socioeconômicos e ambientais que são desenvolvidos pelo Imea. Para ela, o Imea pode ser considerado um centro de excelência em pesquisas.
Também participaram do encontro a gestora do Núcleo Técnico da Famato Lucélia Avi, o gestor de Projetos e Processos Rondiny Carneiro e o analista de 1ª Safra Cleiton Gauer.