O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, recebeu dos membros do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Luiz Nery Ribas e Ricardo Arioli, o livro “Soja: Quebrando Recordes”. A obra é uma celebração pelos 10 anos de atuação da entidade sem fins lucrativos, completados em 2018.
O livro relata como foi o cultivo da cultura de soja no país na última década, além de um panorama da instituição. A obra mostra também os resultados obtidos pelo Cesb desde o primeiro ano de atuação. Segundo Ribas, os recordes de produção do Brasil foram alcançados com a ajuda do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, que premia anualmente os maiores produtores nacionais de soja.
O objetivo do Desafio é produzir mais e no mesmo espaço, utilizando pesquisas, tecnologias e a sustentabilidade como pilares para alcance dos maiores índices de produtividade de soja.
Conforme Ribas, o comitê tem compartilhado com produtores, institutos de pesquisa, cooperativas e instituições públicas e privadas histórias de sucesso com o propósito de alavancar a média da produção nacional que atualmente está entre 50 sacas por hectare. “A cada edição, produtores têm rompido patamares de produtividade no Desafio”, contou Ribas.
O município de Sorriso vai sediar pela primeira vez o Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, no dia 22 de junho de 2020, onde serão apresentados os campeões de produtividade desta safra em cada região e as tecnologias utilizadas.
A versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente pelo site: http://www.cesbrasil.org.br/soja-quebrando-recordes/