O Sistema Famato recebeu (13/10) a visita de uma equipe da Rumo S.A. O objetivo do encontro foi apresentar o estudo de impacto ambiental da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, que tem previsão para ser construída a partir do segundo semestre de 2022. A ferrovia irá interligar Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, com aproximadamente 743 km de extensão.
Participaram da reunião o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, os diretores Vilmondes Tomain (financeiro e administrativo) e José Luiz Fidelis (relações institucionais), o 1º suplente de diretoria e presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger, Antônio Carlos Carvalho, e demais representantes do sindicato.
Segundo Normando Corral, o modal é estratégico para o escoamento da produção de Mato Grosso: “Para nós é importante saber o andamento do projeto e como a obra irá impactar não apenas o setor produtivo rural, mas toda a sociedade”, disse.
Conforme os representantes da Rumo S.A., o projeto está em fase de licença prévia. A próxima etapa será a publicidade das audiências públicas. O traçado previsto vai contemplar 16 municípios de Mato Grosso e 431 propriedades rurais.
Entre os ganhos da iniciativa, o especialista de Relações Governamentais, Vinicius Rumos Ferrovia, destacou os seguintes: geração de novos empregos, ganhos na cadeia de suprimentos, eficiência energética, viabilidade logística para novos produtos, redução de acidentes nas rodovias, redução da emissão de CO2 e aumento no recolhimento de impostos.
A Rumo S.A. é considerada a maior operadora ferroviária independente do Brasil. São 13.470 km de linha férrea distribuídos entre cinco concessões. Está presente em oito estados (MT, MS, SP, PR, SC, RS, TO e GO) e nos três principais corredores de exportação do Brasil. Tem a concessão de dois terminais portuários em Santos-SP e possui 1.200 locomotivas e 33.000 vagões. Em 2019 transportou 60,1 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil).