Representantes do Sistema Famato participaram segunda-feira (28.06) do lançamento do Agro da Gente, mais uma ação do programa “Pra Frente Cuiabá”, desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá e parceiros. “Já temos feito algumas ações na área rural de Cuiabá. A ideia é levar qualificação técnica para o homem do campo e incentivo ao desenvolvimento agroindustrial”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Entre as ações que o “Agro da Gente” vai desenvolver estão: o fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria e também às cadeias produtivas do leite, peixe, frango, frutas, legumes e verduras.
O Sistema Famato é parceiro deste projeto com ações desenvolvidas por todas as suas entidades. O presidente Normando Corral falou sobre o papel de cada instituição que forma o sistema. “Vamos firmar uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) vai contribuir com a parte de capacitação, qualificação e conhecimento para os produtores envolvidos neste projeto”.
Segundo o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Paulicéia, será construído um centro de treinamentos dedicado à Agricultura Familiar para atender os pequenos e médio produtores. “Eu costumo dizer que temos pessoas que produzem em pequenas áreas e que podem ser grandes produtores, basta se qualificarem e exercerem a atividade com excelência”.
Chico lembrou que a Baixada Cuiabana tem um grande potencial para a agropecuária. “Muitas vezes esquecemos disso. É uma região que tem uma grande produção de horticultura, fruticultura, piscicultura, bovinocultura de leite e várias outras cadeias produtivas. Temos que dar apoio a estes produtores para que aumentem a produção e com mais qualidade para permanecerem no campo”.
As ações do Agro da Gente têm sido desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O prefeito pretende intensificar as ações voltadas à agricultura familiar e às atividades agroindustriais, aproveitando todo o potencial natural e humano para elevar a qualidade de vida da capital.
Pra Frente Cuiabá – Neste projeto a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e o terceiro setor.
O programa é composto de cinco principais ações:
– Sine da Gente: implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e a demanda de emprego por região.
– Enem Digital 5.0: ensino no modelo híbrido, suporte técnico e personalizado para 2 mil alunos.
– Qualifica Cuiabá: programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com Senar-MT, Sesi, Senai, Sebrae e Fecomércio. A ideia é desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família e preparar a mão de obra para o mercado de trabalho.
– Agro da Gente: fortalecimento do apoio à agricultura familiar; qualificação técnica na produção do campo; incentivo à atividade da agroindústria; programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite.
– Cuiabanco: linha de crédito para o pequeno empreendedor com juros zero e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).