Vice-presidente da Famato, superintendente do Senar-MT e vice-presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte da CNA, Chico da Paulicéia, participa nesta sexta-feira (25.06) do Monitoramento do Seguro Rural. A reunião é virtual e acontece a partir das 14h de MT e 15h de BSB. Para participar acesse Tinyurl.com/msrcorte.
O Monitor do Seguro Rural é um evento virtual aberto ao público e pensado para os agricultores que têm a oportunidade de conhecer os produtos e tirar suas dúvidas durante a transmissão. Para participar das videoconferências, basta acompanhar o site do projeto https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/riscos-seguro/monitor-do-seguro-rural/acesso onde serão divulgados os convites.
O evento, que em 2020 contou com mais de 1.400 participantes, tem como objetivo avaliar e propor aperfeiçoamento aos produtos e serviços de seguro rural ofertados pelas seguradoras no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa e conta com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras.
O cronograma de eventos por videoconferência do Monitor, que começou em julho do ano passado e se estende até final de 2022, tem a finalidade de identificar e propor melhorias nos serviços de seguro para mais de 60 atividades entre grãos, frutas, olerícolas, pecuária, florestas, aquícola, café e outras culturas.
Os produtores e demais interessados podem acessar a plataforma do evento de um computador e até do smartphone ou assistirem depois as gravações, que ficam disponíveis num link de fácil acesso.
"O monitor é uma oportunidade para os usuários dos seguros construírem soluções em conjunto com as seguradoras e o apoio do Mapa. Essa dinâmica de diálogo constante entre os agentes já configura um projeto perene para o setor produtivo na busca de seguros rurais com coberturas aderentes à realidade dos riscos dos produtores", explica o diretor do Departamento de Gestão de Riscos, Pedro Loyola.
As gravações e apresentações das edições anteriores do Monitor de Seguro Rural podem ser acessadas no link: https://tinyurl.com/msrarquivos.
Em 2020, o PSR aumentou em 108% a quantidade de apólices contratadas, atingindo 193 mil apólices de seguro rural, que corresponderam a um valor segurado de R$ 45,8 bilhões e garantiram a cobertura de 13,7 milhões de hectares.
Mais informações sobre o monitor pelo e-mail: seguro@agricultura.gov.br.