Conte cada segundo até o

Famato Embrapa Show 2022

Dia(s)
Hora(s)
Minuto(s)
Segundo(s)

Palestrantes

Conheça os nossos Palestrantes

Ademir Fontana

Pesquisador Embrapa Solos - Rio de Janeiro (RJ)

Engenheiro Agrônomo e Doutor em Agronomia-Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador da Embrapa Solos nas áreas de Pedologia e Matéria Orgânica. Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais na UFMS. Linhas de pesquisa com foco na formação e classificação de taxonômica e utilitária de solos; atributos físicos e químicos de solos arenosos e black soils; matéria orgânica na formação e classificação de solos e em sistemas agrícolas. Membro do International Network of Black Soils (INBS) no ITPS/GSP da FAO e Diretor na Divisão 1 – Solo no Espaço e no Tempo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Adeney de Freitas Bueno

Pesquisador Embrapa Soja

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves – UNIPINHAL (1998), mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Jaboticabal, SP) (2001) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto, SP) (2004). Realizou doutorado sanduíche em 2003 na Universidade de Nebraska, EUA (2003). Atualmente é Pesquisador de Entomologia e Coordenador Internacional da Embrapa Soja – Londrina, PR, bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e editor associado das revistas científicas CABI Agriculture and Biosciences Journal, Revista Brasileira de Entomologia (RBE), Neotropical Entomology (NE) e Ciência Rural (CR). Atua também como professor-orientador dos programas de pós-graduação em: Entomologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde de 2010 e Agronomia Conservacionista do IDR/Paraná desde de 2013 que recentemente teve a fusão com o programa de agronomia da Universidade Estadual de Londrina em 2020 onde continua atuando como professor orientador de mestrado e doutorado. Nestes programas de pós graduação ministra a disciplina de Manejo Integrado de Pragas. Tem experiência na área de Entomologia Agrícola, atuando principalmente no controle biológico com parasitoides de ovos e o manejo integrado das pragas da cultura da soja. Presidiu o XVI Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) que foi realizado de 11 a 15 de Agosto de 2019 em Londrina, PR e também o IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja que foi realizado em 16 a 19 de maio de 2022. É também membro da comissão organizadora da Conferência Mundial de Soja que ocorrerá em Viena, Austria em Junho de 2023. Foi Membro Afiliado da Acadêmia Brasileira de Ciências entre 2012 a 2016.

Aldo Rebelo

Relator do Código Florestal

Aldo Rebelo nasceu em Viçosa-AL e é jornalista. Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) – 1979 Vereador em São Paulo – 1988/1990 – PCdoB Deputado Federal por São Paulo – 1990/2014 – PCdoB (seis mandatos) Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China – 1998/2006 Relator da Lei de Biossegurança (1995) Líder do PCdoB na Câmara dos Deputados – 1993/1997 Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – 2002 Líder do Governo na Câmara dos Deputados – 2003 Relator do Novo Código Florestal Brasileiro Ministro-Chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais – 2004 Presidente da Câmara dos Deputados – 2005/2007 Ministro de Estado do Esporte – 2011/2014 Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – 2015 Ministro de Estado da Defesa – 2016 Secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo – 2018 Livros publicados: No olho do Furacão O índio e a questão nacional Política de Defesa para o Século XXI Política Externa para o Século XXI O Jogo Vermelho O Quinto Movimento – Propostas para uma construção inacabada.

Alexandre Alonso Alves

Chefe-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Agroenergia

Formado em Agronomia, com doutorado em Genética e Melhoramento, é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, atualmente, Chefe-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Agroenergia – Embrapa Agroenergia, um dos principais centros brasileiros de pesquisa em bioenergia / biocombustíveis / bioprodutos / bioeconomia, juntamente com parceiros públicos e privados no Brasil. Atua também como Coordenador de Planejamento e Negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em sua Unidade de Bioquímica Renovável. Participa ativamente como membro convidado em vários comitês governamentais e privados relacionados à bioenergia. Ensina Genética Vegetal, Biotecnologia Vegetal e Agroenergia em algumas das universidades brasileiras de maior prestígio, como FGV e UFLA, e possui vasta experiência em liderar equipes de pesquisa e inovação. Também participa ativamente como palestrante em eventos no Brasil, EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio. Na Embrapa Agroenergia, atua como pesquisador desde 2011, tendo atuado ainda como Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Substituto (2014-2016) e como Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia (2016-2020), antes de assumir em fevereiro de 2020 a Chefia-Geral do Centro de Pesquisa.

Alexandre Lima Nepomuceno

Pesquisador Embrapa Soja

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), doutorado em Molecular Biology and Plant Physiology – University Of Arkansas (1998) e pós-doutorado no Japan International Research Center for Agricultural Sciences – JIRCAS, Tsukuba, Japão (2000 e 2004). MBA em Gestão de Projetos ESALQ/USP (2021). Desde 1990 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). É Docente Titular no curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular na Universidade Estadual de Londrina (desde 1999) e do curso de Pós-graduação em Biotecnologia Ambiental na Universidade Estadual de Maringá (desde 2012). Foi Membro Titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de 2001 a 2020 em 8 mandatos. De Set2011 a Set2013 coordenou o Programa LABEX US em Plant Biotechnology localizado no ARS/USDA Plant Gene Expression Center, em Albany, California, USA. Foi Presidente do Portfólio de Biotecnologia Avançada aplicada ao Agronegócio (BioTecAgro) da Embrapa de 2014 a 2020. É Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Sintética (INCT-BioSyn). É membro Titular do Comitê Assessor do Centro Latino-Americano de Biotecnologia – CABBIO. Desde abril 2018 representa o Brasil, que participa como convidado, nas reuniões da OECD nos grupos de discussão: Safety of Novel Foods and Feeds (WG-SNFF) e Harmonisation of Regulatory Oversight in Biotechnology (WG-HROB). Atualmente é o Chefe-Geral do Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Embrapa Soja). Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal, Biologia Molecular, Engenharia Genética e Edição de Genomas (sistemas CRISPR), Tolerância à Seca, obtenção e caracterização de Plantas Geneticamente Modificadas e Biossegurança de OGMs.

Anderson Galvão

Diretor da Céleres

Diretor da Céleres®. Engenheiro agrônomo com mais de 25 anos de experiência em análise do ambiente competitivo do agronegócio brasileiro, tendo atuado em análises de planejamento estratégico e projetos de investimentos em diversas cadeias produtivas do setor agrícola, nacional e internacional.

Austeclínio Lopes de Farias Neto

Pesquisador Embrapa Agrossilvipastoril

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela ESALQ, Universidade de São Paulo (1995), com ênfase em genética quantitativa e PhD em Plant Breeding and Genetics – University of Illinois (2005), com ênfase em uso de marcadores moleculares no melhoramento de soja. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal e Sistemas integrados Lavoura Pecuária Floresta (iLPF).

Bruno Laviola

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Agroenergia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrado e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Agroenergia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (PQ1C). Professor da Fundação Getúlio Vargas do curso de Mestrado Profissional em Agronegócio. Professor do Curso de Pós-Graduação em Bioenergia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Representante da Embrapa na Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB/MAPA).

Christiane Abreu

Pesquisadora Embrapa Milho e Sorgo

Doutorado em Interação Planta-Microrganismos (Biologia Vegetal), pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestrado em Interação Planta-Microrganismos (Ecologia, Conservação e Manejo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994). Atualmente é pesquisadora A da Embrapa Milho e Sorgo, na área de Microbiologia e bioquímica do solo. Foi Curadora da Coleção de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Milho e Sorgo, de 2010 a 2019.Tem experiência na área de Ensino e gestão, como professora de graduação (10 anos) e mestrado stric sensu ( desde 2014) e como coordenadora do curso de Engenharia Ambiental no Centro Universitário de Sete Lagoas (2 anos). Membro do Confert (Conselho Nacional de Fertilizantes). Em 2022, recebeu o prêmio nacional de mérito científico da Embrapa/MAPA. Atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nacionais e internacionais como coordenadora e membro de equipe do Bill Melinda Gates Foundation/MarketPlace, Macroprograma Embrapa Milho e Sorgo, Fapemig, INCT/CNPq, CPNPq, parceiros privados, nos seguintes temas: microrganismos solubilizadores e mineralizadores de fosfatos, bioprodutos para nutrientes e controle biológico de doenças, microrganismos promotores de crescimento, bioquímica do solo e interação planta-solo-microrganismos.

Flávio Jesus Wruck

Pesquisador Embrapa Agrossilvipastoril

Engenheiro Agrônomo (1993) e Mestre em Fitotecnia (1997), ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ex-professor dos ensinos fundamental, médio, tecnológico e superior é, desde setembro/2004, Pesquisador da Embrapa onde atua na fitotecnia dentro do desenvolvimento e validação de sistemas de produção agrícola sustentáveis, com ênfase na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Na temática ILPF, tem coordenado diversos projetos de “Validação e Transferência de tecnologias em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para o Estado do Mato Grosso desde 2007”. Além de coordenar e palestrar em mais de duas centenas de eventos ao longo dos 17 anos de Embrapa, é autor ou coautor de mais de 50 publicações nesta temática. Deste setembro de 2019, além de pesquisador, ocupa o cargo de Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (MT).

Henrique Debiasi

Pesquisador Embrapa Soja

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Ciência do Solo e pesquisador da Embrapa Soja desde 2008. Integra a equipe de manejo do solo e da cultura, atuando em atividades de pesquisa e transferência de tecnologias principalmente nos seguintes temas: Sistema Plantio Direto, Intensificação Sustentável, Estrutura do Solo e Indicadores de Qualidade de Manejo. É coordenador do Programa Soja Baixo Carbono (SBC), desenvolvido pela Embrapa Soja.

Iêda de Carvalho Mendes

Pesquisadora Embrapa Cerrados

Agrônoma formada pela UnB Universidade de Brasília (1987) com doutorado em Soil Science pela Oregon State University (1997). É pesquisadora da Embrapa desde 1989 e trabalha na Embrapa Cerrados. Sua área de pesquisa é Microbiologia do Solo. Participou dos trabalhos que culminaram com o lançamento das estirpes SEMIA 5080 e SEMIA 5079 em 1993 e que são utilizadas até hoje no inoculante comercial de soja. Como resultado dos estudos de seu grupo com bioindicadores, foi desenvolvida a tecnologia Embrapa de bioanálise de solo (BioAS), que consiste na agregação de duas enzimas do solo, às análises de química de solos. Com a BioAS o agricultor brasileiro pode monitorar a saúde de seu solo, sabendo exatamente o quê avaliar, porquê avaliar, como avaliar, quando avaliar e principalmente, como interpretar o que foi avaliado.

Júlio César Salton

Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados (MS)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1980), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste), professor credenciado pela CAPES para o Programa de Mestrado e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui vasto acervo de publicações em revistas científicas, livros, eventos, Também atua como revisor de revistas científicas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos temas: integração lavoura-pecuária, plantio direto, rotação de culturas, sistemas de produção e culturas de cobertura do solo.

Júlio Franchini

Pesquisador Embrapa Centro Nacional de Pesquisa de Soja em Londrina (PR).

Pesquisador há 21 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Centro Nacional de Pesquisa de Soja em Londrina/PR. Atua na área de Manejo do solo e da Cultura nos seguintes temas: química e fertilidade do solo, compactação do solo, plantas de cobertura e adubação verde, plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta e agricultura de precisão.

Laurimar Gonçalves Vendrusculo

Pesquisadora Embrapa Agrossilvipastoril

Em 2014, 0bteve seu Ph.D. na Iowa State University com double degree em Engenharia Agrícola e ciência Ambiental, , mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e atua desde dezembro de 2021 como chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop – MT. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Datamining, geoestatística, aplicações web, variabilidade espacial e zootecnia de precisão.

Marco Antonio Nogueira

Pesquisador Embrapa Soja

Engenheiro Agrônomo pela Unesp Jaboticabal SP, mestre e doutor em Agronomia pela Esalq-USP. É pesquisador da Embrapa Soja e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia e Agronomia da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é secretário executivo do Comitê Gestor do portfólio de insumos biológicos da Embrapa. Trabalha com pesquisas em bioindicadores de qualidade de solo, fixação biológica de nitrogênio, promoção de crescimento de plantas e tolerância à seca.

Maurel Behling

Pesquisador Embrapa Agrossilvipastoril

Natural de Campo Erê-SC e veio para o Mato Grosso em 1988. Formou-se Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá-MT (1995), Pós-Técnico em Zootecnia pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES (1996), graduado em Engenharia Agronômica (2002) e mestre em Agronomia-Ciências do Solo (2005) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Desde outubro de 2010 é pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com foco no componente florestal, e membro do Grupo de Trabalho em ILPF da Embrapa em Mato Grosso (GT-ILPF) e do Comitê Gestor do Portfólio ILPF da Embrapa (CGPort ILPF).

Rafael de Souza Nunes

Pesquisador Embrapa Cerrados

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília e doutorado em Agronomia por esta mesma universidade. É pesquisador da Embrapa Cerrados, trabalhando com manejo da fertilidade do solo e nutrição de plantas em sistemas de produção de cultivos anuais. Tem ampla experiência em pesquisa e extensão em diferentes regiões do Brasil.

Rafael Pitta

Pesquisador Embrapa Agrossilvipastoril

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (2005). Mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal (2008). Doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo/ESALQ. É Pesquisador da EMBRAPA na área de controle estratégico de insetos praga em sistemas produtivos e manejo da resistência de insetos à inseticidas e, exerce a função de Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrossilvipastoril – MT. É membro do Comitê Gestor de Sanidade Vegetal da Embrapa. Ministra a disciplina de Manejo Integrado de Pragas no curso de agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso. É editor chefe do periódico Entomological Communications e Editor associado do periódico Neotropical Entomology.

Ricardo Luís Radis Steinmetz

Analista Embrapa Suínos e Aves

Químico Industrial, Mestre em Química com ênfase em análises ambientais (UFSM) e Doutor em Engenharia Química (UFSC) com ênfase em bioprocessos. Possui longa experiência na área de digestão anaeróbia. Atualmente é Analista na Embrapa Suínos e Aves, onde coordena atividades do Laboratório de Estudos em Biogás. Entre 2017 e 2021 foi membro do Conselho Diretivo da Rede de Biodigestores para América Latina e Caribe (RedBioLAC) e desde 2019 é Presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Roberto Giolo de Almeida

Pesquisador Embrapa Gado de Corte

Engenheiro agrônomo, com doutorado em Zootecnia (UFV, 2001). De 2001 a 2007, atuou como professor e chefe do Departamento de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra. Desde 2007, é pesquisador da Embrapa Gado de Corte, atuando no grupo de pesquisa de sistemas de produção sustentáveis e cadeias produtivas da pecuária de corte. Desde 2018 faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana. Líder de vários projetos de pesquisa na área de sistemas de produção com foco em gado de corte, com destaque para os projetos Carne Carbono Neutro e Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono.

Samuel Roggia

Pesquisador Embrapa Soja

Pesquisador da Embrapa Soja na área de Manejo de Pragas, em Londrina, PR Técnico Agrícola, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agronomia pela UFSM, Santa Maria, RS. Doutor em Entomologia pela ESALQ/USP, Piracicaba, SP.

Silvio Bhering

Engenheiro Agronômica, área de concentração em Ciência do Solo (UFRRJ), Analista de Sistemas (PUC/RJ); Mestre em Engenharia na área de concentração de Geomática (EPUSP); MBA em Gestão Empresarial (UFSC); Doutor em Geografia na área de Planejamento e Gestão Ambiental (UFRJ) e MBA em Gestão de Projetos (USP/Esalq). Pesquisador da Embrapa Solos desde 1990 atuando como coordenador de Projetos de Pesquisa nos temas de Planejamento de Uso e Ocupação das Terras, Modelagem Ambiental e Mapeamento Digital de Solos. Atuou como Presidente do Portfólio de Projetos de Pesquisa em Solos do Brasil no Sistema Embrapa. Atualmente ocupa o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Solos.

Vanessa Felipe de Souza

Pesquisadora Embrapa Gado de Corte

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado e doutorado em Medicina Veterinária Preventiva – Virologia – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2002). Atualmente é Pesquisadora nível A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Unidade Gado de Corte, Campo Grande – MS. Tem experiência na área de Medicina Veterinária com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos temas: Medicina Veterinária Preventiva, Virologia, Saúde Animal, Saúde Pública Veterinária, Educação Sanitária e Bem-estar Animal.

Realização

2022 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.