Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
01 de Out de 2021
 
FISCALIZAÇÃO
Sindicato Rural de Rondonópolis apoia ação de fiscalização na BR 364
 
Divulgação - Agora MT
 

O Sindicato Rural de Rondonópolis esteve envolvido entre os dias 20 e 24 de setembro, em uma força tarefa na BR 364, em Rondonópolis, liderada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de abordagens de veículos de carga. O objetivo foi verificar irregularidades e coibir fraudes nos fertilizantes, corretivos e inoculantes - insumos essenciais para a agricultura. 

A ação local foi organizada com o apoio da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA-MT), da Polícia Rodoviária Federal e do Sindicato Rural de Rondonópolis.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Junior, este tipo de ação traz segurança aos produtores rurais. “A fiscalização possibilita que somente produtos de qualidade e boa procedência cheguem nas mãos dos produtores rurais.  Essa é uma ação pioneira, que deve ser mantida e estendida aos demais municípios de Mato Grosso.”, apontou Lucindo.

Na operação foram vistoriados mais de 500 veículos, destes 290 eram de fertilizantes. Foram coletadas 94 amostras, o que representa cerca de 4 mil toneladas do produto, provenientes do Rio Grande do Sul, Paraná e da indústria local.   

Também participaram da operação o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) em conjunto com a SFA-MT e apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Confira os números da fiscalização:

 

556 veículos abordados
290 transportavam insumos agrícolas
94 amostras coletadas
Representando 4.000 toneladas de fertilizantes minerais sólidos, 90 toneladas de fertilizantes organominerais, 7.500 litros de fertilizantes fluidos e 44.460 mil doses de inoculantes.
12 auditores fiscais federais agropecuários na operação
Os produtos serão analisados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/MAPA).

 

Ascom Famato

 



Fonte: Ascom Famato