Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
18 de Jun de 2021
 
EVENTO
Sindicato Rural de Jaciara promove evento Conhecendo o Sistema Famato
 
Ascom Senar
 

Formado pelos Sindicatos Rurais, Senar-MT, Imea-MT e AgriHub, o Sistema Famato tem atuação representativa nas questões tributária, logística, fundiária, agricultura, pecuária, meio ambiente e trabalhista. São assuntos de interesse dos produtores rurais que também estão representados pelo Sistema em mais de 20 Conselhos para defender as necessidades do setor.

Este foi o assunto discutido no Sindicato Rural de Jaciara, quarta-feira (16.06), no evento “Conhecendo o Sistema Famato”. Respeitando todas as regras de prevenção e combate à Covid, os representantes do Sistema Famato apresentaram números que mostram a dimensão dos serviços prestados aos produtores rurais e como funciona toda a “engrenagem” do Sistema.

Ao todo 10 regionais atendem os 93 sindicatos espalhados em Mato Grosso. A regional de Rondonópolis é formada pelos municípios de Jaciara, Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta.

O primeiro vice-presidente da Famato e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Casto, popularmente conhecido como Chico da Paulicéia, falou sobre as capacitações, qualificações e programas oferecidos pela entidade. “O objetivo do Senar-MT é levar conhecimento, informação e capacitação ao homem do campo”.

Formação Profissional Rural (FPS), Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e Educação Formal são as frentes de trabalho do Senar-MT. Com mais de 25 anos de atuação, a instituição já promoveu mais de 55 mil eventos e atendeu 1.133.710 pessoas. “São 350 cursos disponíveis e 309 instrutores. Destes, pelo menos 30 atuam especificamente na área de máquinas e implementos”, destaca Chico da Paulicéia.

Além destes, vários outros temas foram abordados e esclarecidos durante a palestra. O presidente do Sindicato Rural de Jaciara Alberto Luiz Chiapinotto destacou a importância do evento e das informações apresentadas. “Até eu me surpreendi com tanta coisa que o Sistema Famato tem para oferecer aos produtores e trabalhadores rurais. É muito conhecimento, informação e capacitação”.

O resultado positivo do evento foi imediato. Dois filhos de produtores rurais que não sabiam do Ensino à Distância (EAD) ofertado pelo Senar-MT já estão providenciando a matrícula e farão os cursos técnicos. “Eles são engenheiros agrônomos e querem se aperfeiçoar. Foi muito produtivo”.

O vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, e os assessores do Senar-MT Rogério Romanini (Relações Institucionais) e Benedito Almeida (Relações Sindicais) também participaram do evento.

 



Fonte: Ascom Senar