Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
26 de Mai de 2021
 
COMBATE AO FOGO
Sindicato Rural de Cuiabá oferece cursos de drones e brigadistas
 
Sindicato Rural
 

O Sindicato Rural de Cuiabá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, promoveu neste mês de maio dois cursos gratuitos de operação de aeronave remotamente tripulada – asa rotativa, popularmente conhecida como “drones”, para militares lotados em Cuiabá, Campo Verde e Rondonópolis, e para representantes da Defesa Civil.

 

O objetivo do Sindicato Rural é capacitar agentes de segurança que vão atuar na prevenção e combate ao fogo. A ideia é ter cada vez mais ferramentas para que os incêndios sejam minimizados e controlados.

 

 

Os cursos estão sendo feitos por instrutores do Senar-MT, nas dependências do Parque de Exposições “Jonas Pinheiro”, em Cuiabá. Os treinamentos de drones têm carga horária de 24 horas.

 

A primeira turma com 14 participantes aconteceu no início de maio (3/05) e a segunda turma de 15 militares do corpo de bombeiros ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, a ferramenta será muito importante para o planejamento e ações de prevenção e combate ao fogo, em especial nos tempos de estiagem. “O Sindicato Rural de Cuiabá tem focado nos cursos de formação de agentes que estão no enfrentamento aos incêndios florestais na baixada cuiabana e no estado”, ressaltou Celso Nogueira.

 

Paralelos aos cursos de drones, o Sindicato Rural de Cuiabá, desde 2018, vem realizando treinamentos de formação de brigadistas no campo (nas propriedades rurais), chamados de “brigadista civil”, e já capacitou cerca de 350 brigadistas rurais na baixada cuiabana.

 

O sindicato conta ainda com o Centro de Treinamentos (CT), nas dependências do batalhão do Corpo de Bombeiros, onde são promovidos cursos de prevenção e combate a incêndios rurais. O local é apropriado para os treinamentos e dispõe de equipamentos.

 

Para o Comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Cel. BM Alessandro Borges Ferreira, é importante a parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e com o Senar-MT porque com técnica e conhecimento haverá mais eficácia nas ações de prevenção e combate ao fogo.

 

 

 



Fonte: Ascom Famato