Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
21 de Mai de 2021
 
PREVENÇÃO
Sindicato Rural de Cáceres capacita profissionais para combater fogo no Pantanal
 
Sindicato Rural
 

Em uma ação integrada com o Comitê de Prevenção e Combate a Incêndio no Pantanal, o Sindicato Rural de Cáceres está provendo uma semana de curso de pilotagem de drone para agentes da segurança pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Civil e Força Tática.

O curso tem como objetivo aprimorar a gestão e aumentar a efetividade das ações de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal. As aulas estão sendo realizadas nas dependências do Sindicato Rural de Cáceres, no Parque de Exposições José Rodrigues Fontes.

As aulas práticas e teóricas estão sendo conduzidas por um instrutor credenciado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), ligado ao Sistema Famato. Devido ao número de inscritos, o curso foi dividido em duas turmas, sendo dois dias cada. A primeira turma foi nos dias 18 e 19 de maio e a segunda turma nos dias 20 e 21 de maio. Os colaboradores e alunos estão seguindo todos os protocolos de biossegurança, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

O curso é destinado à formação de pilotos para a condução segura e efetiva dos drones em ações nas áreas do Pantanal Mato-grossense. Os participantes também vão aprender sobre segurança de voo, manutenção do aparelho e sua legalidade, conforme normas da Agência Nacional de Aviação (ANAC).

Para a presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz, a iniciativa é importante para promover a capacitação, tendo em vista a relevâcnica que o equipamento tem de monitorar os focos de incêndios no Pantanal aumentando significativamente a segurança em tempo real.

“Os drones são de suma importância, principalmente nas atividades de prevenção ao fogo. Agradecemos a todos os envolvidos que possibilitaram a oportunidade para que membros das instituições que compõem o sistema de segurança pública pudessem ser capacitados para defender o Pantanal Mato-grossense”, disse Ida Beatriz.

De acordo a presidente, o uso de drones nas operações contribui para a efetividade e o progresso dos resultados, principalmente onde não é possível acesso terrestre. “É uma oportunidade fundamental para que nós tenhamos melhores resultados na prevenção e no combate ao fogo”, destacou a presidente.

Formação de brigadista - O Sindicato Rural de Cáceres em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres e o Corpo de Bombeiros irá promover, entre os dias 24 de maio e 6 de junho, curso gratuito de formação de brigadista de incêndio. O treinamento deve acontecer em comunidades rurais da região, com abrangência em dez localidades. Serão dois dias de curso com turmas de quarenta alunos cada.

O treinamento tem como objetivo mostrar aos participantes como se combate a propagação de incêndio e a fazer a prevenção conforme as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. O conteúdo deste treinamento é bem extenso e inclui assuntos como propagação do fogo, classificação e características de um incêndio e métodos de extinção como isolamento, abafamento, resfriamento e outros.

Os protocolos de biossegurança serão mantidos, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato