Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
26 de Abr de 2021
 
PARCERIA
Parcerias vão garantir pavimentação asfáltica de 132 km na região do Xingu
 
Sinfra
 

O Sindicato Rural de São José do Xingu teve a iniciativa de mobilizar produtores rurais, prefeituras municipais e empresas do agronegócio para um rateio que deve custear dois projetos de pavimentação asfáltica na MT-430 e MT-322. Serão 132 km de asfalto, sendo 32 km da MT-430 (entroncamento do Natanael até o Posto Sucupira) e 100 km da MT-322 (São José do Xingu a Espigão do Leste).

 

O projeto nasceu de um diálogo entre o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e o prefeito municipal de São José do Xingu, Sandro José Costa Luz.

 

Os projetos serão inseridos no programa de Parcerias Público-Privadas Social (PPP Social) – regulamentado pela Lei Estadual nº 10.861 da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). As parcerias sociais permitem a construção de asfaltos e manutenção. Os produtores participam entrando com aporte de contrapartida de bens e serviços, tornando o custo mais barato que o modelo de concessão. E o governo do estado investirá com recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e outras fontes.

 

O presidente do Sindicato Rural de São José do Xingu, Fernando Tulha, representante do setor produtivo rural, entendeu e abraçou a ideia, visto que os projetos são importantes para o setor. “As rodovias que são usadas para escoamento da produção de grãos e produtos são as mesmas utilizadas pela população, para tráfego de veículos de passeio, caminhões, ambulâncias e transporte escolar, por exemplo. A pavimentação da MT-430 e MT-322 leva desenvolvimento aos municípios da região do Xingu”, disse Fernando Tulha.

 

Fernando Tulha já se reuniu com o prefeito Sandro, assim como o vice-governador Pivetta, por vídeo chamada, para discutir a parceria e definir a contrapartida. Pivetta, no entanto, se comprometeu em asfaltar os trechos, caso o setor produtivo doe os recursos para o custeio dos projetos.

 

A expectativa é de que nos próximos quinze dias, com recurso em caixa, seja celebrada a parceria entre o Sindicato Rural de São José do Xingu e a empresa que será responsável pelos projetos.

 

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, acredita na parceria e coloca o corpo técnico e jurídico da Famato à disposição para auxiliar o sindicato. Normando Corral apontou nomes e empresas projetistas aptas para a execução dos dois projetos.

 

 

 



Fonte: Ascom Famato