Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
14 de Out de 2020
 
INFRAESTRUTURA
Vice-presidente da regional três da Famato demanda obras de infraestrutura na Sinfra
 
Famato
 

Nesta quarta-feira (14/10) o vice-presidente da Regional 3 da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu, Otalécio Januário de Sá, reuniu-se com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira e Silva, para solicitar a construção e reforma de pontes e rodovias em municípios da região nordeste do estado. A reunião também contou com a participação do diretor administrativo e financeiro da Famato, Vilmondes Sebastião Tomain.

 

Segundo Otalécio, a maioria dos municípios da região nordeste não possui estradas pavimentadas e as pontes ainda são de madeira. "É uma região que produz em mais de um milhão de hectares, além da expansão da pecuária de corte. Necessitamos melhorias dos principais trechos para escoamento da produção", informou.

 

Três ofícios foram protocolados na Sinfra solicitando a pavimentação de pontes no município de São José do Xingu (duas no "corgão" da Estrada da Mata, na MT-437, e uma no córrego Água Fria) e na rodovia do Guardanapo, na MT-109, a reconstrução de duas pontes localizadas sobre o Rio Fontoura e outra no "corgão". Além disso, a manutenção da ponte do córrego Dom Pedro, que liga os municípios de Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu, na MT-430, também entrou nas demandas.

 

Algumas das obras já licitadas e iniciadas não foram concluídas, como a pavimentação da MT-430, localizada entre o trecho de Natanael e Santa Cruz do Xingu. Outra preocupação é com a ponte do rio Comandante Fortuna, de 300 metros, que faz a divisa de Santa Cruz do Xingu com Vila Rica. Por ser uma ponte de madeira, encontra-se em situação precária para o escoamento da produção, de insumos agrícolas, outros tipos de carga e, inclusive, veículos de passeio.

 

"É um ponto crucial a pavimentação dos trechos e pontes que apresentamos ao secretário, pois as chuvas vão chegar e sem resolver isso teremos sérios problemas", destacou Otalécio.

 

O secretário Marcelo de Oliveira e Silva informou que será dada continuidade na pavimentação já iniciada e, até amanhã (15/10), uma resposta sobre todas as demandas será apresentada.



Fonte: Ascom Famato