Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
28 de Set de 2020
 
MEDIDAS
Sindicatos Rurais entregam implementação da Carta do Pantanal ao ministro Ricardo Salles
 
Sindicato Rural
 

Presidentes dos Sindicatos Rurais de Poconé, Cáceres e Cuiabá, entiades ligadas à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), juntamente com representantes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Instituto Ação Verde e Associação de Defesa do Rio Coxipó reuniram-se em audiência com o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, dia 24 de setembro, em Cuiabá. O objetivo foi tratar dos planos de ações de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal mato-grossense.  

Durante o encontro foi entregue ao ministro uma implementação da “Carta do Pantanal Mato-grossense”, entregue em agosto desse ano. No documento constam propostas de políticas públicas de desenvolvimento, de combate ao fogo e sustentabilidade para o Pantanal. A proposta aponta a necessidade de ações de limpeza de pasto, substituição de pastagem, queima controlada, entre outras. 

Também foi requerida a construção de três pistas de pouso e decolagem de aeronaves em locais estratégicos para prevenção de incêndios ou enchentes; melhoria das vias de acesso para facilitar a construção de açudes nos campos ou próximos à estrada Parque e Unidades de Conservação; implantação de uma rede de comunicação e segurança, tendo em vista o Pantanal estar em área de fronteira; criação de um Centro de Recebimento de Animais Silvestres no Bioma Pantanal, no município de Poconé e Cáceres, e criação de brigadas no Pantanal, composta por proprietários e trabalhadores rurais.  

O documento reafirma o compromisso das entidades de se manterem unidas, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente e Governo Federal em favor do Pantanal.

 



Fonte: Ascom Famato