Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
Equoterapia
 
 
O programa:  

O Projeto de Equoterapia presta atendimento às crianças carentes, jovens e adultos com necessidades especiais. Desta forma, o Senar-AR/MT conta com parcerias para o desenvolvimento de atividades em que se utiliza o cavalo no contexto biopsicossocial e educacional para atender esse público. 

Objetivo:  

Proporcionar ao indivíduo o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade. 

Público:  

A equoterapia é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e /ou psicológica, não como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem como objetivo primordial potencializar o processo de reabilitação e habilitação.

A necessidade de proporcionar uma técnica que torne o tratamento agradável, efetivo e de melhor aceitação por parte das crianças ou adultos com necessidades especiais e que permita a continuidade através da prática desportiva, proporcionando na equoterapia uma forma alternativa de tratamento, que tem como objetivo responder aos anseios e limitações dos demais métodos de tratamento.

Metodologia:  

A equoterapia é aplicada por intermédio de programas específicos organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, da finalidade do programa e dos objetivos a serem alcançados, com duas ênfases: a primeira, com intenções especificamente terapêuticas, utilizando técnicas que visem à reabilitação física e/ou mental; a segunda, com fins educacionais e/ou sociais, com a aplicação de técnicas psicopedagógicas, visando à integração ou reintegração sócio-familiar.

Para desenvolver a equoterapia e atender as necessidades dos praticantes torna-se essencial uma equipe multiprofissional que atue de forma interdisciplinar, obtendo-se assim melhores resultados.

Conteúdo:  

- Melhora no desenvolvimento neuropsicomotor dos pacientes;

- Melhora da auto-estima, convívio social, atenção e concentração;

- Melhora da postura e independência dos pacientes;

- Melhor qualidade de vida e bem-estar físico. 

Turmas:  

Através de parcerias com os Sindicatos Rurais e instituições filantrópicas de equoterapia, o Senar-MT atende até 15 praticantes por instituição.

O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

 

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT