Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
15 de Set de 2021

voltar
 
ATeG EM NOVA FASE
CNA anuncia que produtor rural será atendido desde a produção até a comercialização
 
Assessoria Senar/MT
 

Assistência Técnica e Gerencial, popularmente chamada de ATeG. Este foi um dos assuntos tratados nesta terça-feira (14.09), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Realizado no sistema híbrido, o encontro teve a participação de presidentes, superintendentes e diretores das federações e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de cada estado.

O objetivo foi anunciar a nova fase da ATeG que é acompanhar o produtor na fase da comercialização do seu produto. "A ideia é atender o produtor rural desde a produção até a venda de seu produto", destaca o presidente da Famato, Normando Corral. Ele diz ainda, que em Mato Grosso, o número de propriedades atendidas já passa de mil e a expectativa é chegar a duas mil até o fim deste ano.

O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia acrescenta que pretende atender todos que procurarem a instituição para receber assistência técnica. Segundo ele, a meta de atender mil propriedades até dezembro de 2021 foi alcançada em maio, ou seja, sete meses antes do previsto.  

Para Chico a assistência técnica transforma a vida do homem do campo. "O conhecimento é o caminho para esta mudança. Atendemos as cadeias produtivas da fruticultura, olericultura, piscicultura, floricultura, bovinocultura de corte e de leite e já estamos preparados para atender várias outras áreas que têm sido solicitadas pelos produtores".

 

COM A PALAVRA OS PRESIDENTES DOS SINDICATOS RURAIS

Araputanga -  presidente Maria das Dores de Souza, mais conhecida como Dorinha. "Estamos muito animados com a ATeG. Em nossa região o Senar-MT está atendendo os produtores de leite".

São José dos Quatro Marcos – presidente Alessandro Casado. "Temos ATeG em São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião. Vemos a satisfação no olhar do produtor, porque a maior deficiência era a assistência técnica e agora eles estão entusiasmados com este suporte para produzir o alimento para a população", destaca.

Itiquira - Roberto Montagna – "Os produtores assistidos pelo Senar-MT fizeram um curso para melhorar a qualidade do alimento ofertado para o gado. Temos casos em que a produção foi triplicada sem onerar nada, só porque mudaram o trato do animal e aplicaram o conhecimento".

Porto dos Gaúchos - Milton Carlos Zolin -  "O Senar-MT por meio das atividades da ATeG auxilia o pequeno produtor rural a gerir sua propriedade e isso é muito importante em nossa região. O conhecimento é necessário porque ensina os produtores sobre as técnicas corretas, beneficiando assim, sua produção".

COMO FUNCIONA A ATeG – o objetivo da assistência técnica é atender os produtores rurais ofertando um modelo de gestão e operação que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade de forma continuada e gradativa por três anos.

Com cinco etapas, o programa abrange todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural. No primeiro momento é feito um diagnóstico produtivo individualizado, depois vem o planejamento estratégico, a adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Os produtores recebem acompanhamento personalizado, gratuito, individual e mensal. Os profissionais que atendem os produtores são capacitados para atuarem na gestão, manejo, reprodução, sanidade, instalações e nutrição.

Com a implantação do programa há uma melhora na gestão da propriedade e nos indicadores produtivos, econômicos e zootécnicos. Além disso, é disponibilizado material de apoio e o acompanhamento mensal por um software específico (SISATeG) e a participação em eventos e cursos técnicos.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
ATeG se expande para mais duas cadeias produtivas
Mutirão Rural atende mais de mil pessoas em quatro municípios
MTBeef realiza etapa online sobre produção sustentável
Em dois anos, participante conclui 14 treinamentos de Formação Profissional Rural
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT