Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
09 de Set de 2021

voltar
 
PIVÔ CENTRAL
Vale do Araguaia recebe primeiro treinamento de extensão dos CTs
 
Turma em Querência
 

A Equipe de Polos Tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está expandindo - para outros municípios - as capacitações ofertadas nos Centros de Treinamento da instituição. A primeira realizada fora das unidades ocorreu em Querência, no mês de agosto. O curso foi Operação e manutenção de pivô central e contou com as tecnologias das empresas parceiras Walmont e Revenda Produtividade.

A produtora rural Cláudia Eliane Schneider Kremer da Rosa já havia instalado o equipamento em sua propriedade e planeja começar a usá-lo, no próximo dia 15. Apesar de conhecer as vantagens de ter um pivô central, ela nunca havia operado a ferramenta. “O primeiro contato foi durante o curso. Antes não tinha irrigação, mas com a implantação do equipamento vamos conseguir fazer uma 3ª safra, que será a do feijão”.

Os participantes aprenderam na teoria e na prática. Em sala de aula tiveram a oportunidade de realizar toda a programação de um pivô, por meio de um simulador. Esse foi o grande diferencial, segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Anderson Alves Brasileiro. "No aparelho, os alunos puderam programar o equipamento como mudar o ângulo, aumentar o volume da água, verificar o metro de lâmina. Quando fomos para a atividade prática, eles já sabiam como o equipamento funcionava".

De acordo com o supervisor da Regional do Senar-MT em Querência, Kleber Muniz, é a primeira vez que ocorre esse treinamento no município e surgiu de uma demanda do próprio Sindicato Rural. "As áreas já estão consolidadas e os produtores estão procurando melhorias nas suas propriedades. A implantação de pivô central é uma delas, porque possibilita a safra de outra cultura e aumenta a diversidade da produção".

Expansão - Segundo Wlademiro Neto, coordenador da Equipe de Polos Tecnológicos do Senar-MT, o treinamento somente foi possível por meio das parcerias. "São empresas já parceiras dos CTs que aceitaram fazer a demonstração dessa tecnologia no Vale do Araguaia". A ideia é expandir ainda mais os treinamentos nesse formato, bem como ampliar o número de CTS em Mato Grosso.



Fonte: Assessoria de Imprensa - Senar/MT
 

VEJA TAMBÉM
Mato Grosso deve ganhar pelo menos mais sete centros de treinamentos em 2022
Centro de Treinamentos se preparam para retomar as atividades
Parcerias garantem que os participantes tenham aulas práticas em máquinas modernas
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT