Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
08 de Set de 2021

voltar
 
JURUENA
Sindicato Rural capacita profissionais para atuarem em cadeias produtivas específicas
 
Derivados do Leite atraiu interessados no mês passado
 

Até o fim de 2021 o Sindicato Rural de Juruena, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), deve realizar mais 16 cursos. Em agosto, o objetivo foi capacitar profissionais para atuarem na cadeia produtiva da bovinocultura de leite. "Realizamos treinamentos de produção de derivados do leite. Os participantes aprenderam a fazer doces, iogurtes, manteiga e queijos", conta o presidente do Sindicato Rural, Marco Antônio Belizário Rodrigues.

Na comunidade Vale do Amanhecer o resultado dos treinamentos superou as expectativas. A ideia é ofertar vários treinamentos da mesma cadeia produtiva para que o profissional possa ter uma qualificação diversificada dentro da mesma cadeia produtiva que, neste caso, é a de bovinocultura de leite.

Em setembro, o Sindicato continua a investir na capacitação de profissionais e realiza mais dois treinamentos de inseminação artificial. Os interessados devem procurar o sindicato rural do município. O telefone é (66) 3553-1922.

Além destes, também estão previstos cursos de Manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro, operação e manutenção básica de pá carregadeira, rédeas de equinos e vários outros.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Pauliceia, o objetivo do Senar-MT é levar qualificação e serviços para o homem do campo. "Muita gente conhece o Senar-MT, mas poucos sabem o que a instituição oferece".

Chico destaca que o Senar-MT além das capacitações, também oferta Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Ensino Técnico, com os cursos de agronegócio em EaD, Faculdade da CNA e vários outros serviços em programas especiais como o Mutirão Rural, Equoterapia, Colheita de Talentos e vários outros. 

No próximo mês de outubro o Sindicato Rural de Juruena em parceria com o Senar-MT vai ofertar cursos do programa de Inclusão digital. Ao todo serão quatro treinamentos e atenderão ao público que necessita dos níveis básico, médio e adiantado.  O objetivo deste programa é que o participante conheça os conceitos básicos da informática e aprenda a utilizar a internet.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - Em fevereiro, o Sindicato Rural de Juruena e o Senar-MT ofertaram o curso de produção caseira de farinha de mandioca e polvilho. Este treinamento ajudou os participantes a solucionar problemas para uma comunidade de Juruena. A má regulagem do forno, prensa e fornalha prejudicavam a produção da farinha de mandioca e somente foram descobertas durante o curso.

Segundo a vice-presidente da Associação de Mulheres Andorinhas do Canama (AMAC) da comunidade de Somapar (zona rural do município), Ane Glaucielle Ferreira, a falta de orientação especializada afetava diretamente a rentabilidade da produção. "Tínhamos muita dificuldade quanto ao uso do forno e estava interferindo na qualidade da nossa farinha".

Diante da carência de conhecimento técnico, a associação demandou o treinamento pelo Sindicato Rural de Juruena. Foi o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Leonardo Serafim da Silva, quem identificou as falhas. "A farinha estava com a fécula muito solta devido a regulagem de alguns equipamentos.  A fornalha estava com a chaminé fora do padrão acarretando na baixa temperatura do forno, e não era possível cozinhar corretamente a massa".

Segundo Silva, o forno também não estava aquecendo por igual, resultando em uma farinha com dois aspectos: crua e queimada. Com os problemas identificados, o instrutor conseguiu auxiliar as reparações necessárias para a otimização da produção. "A chaminé foi readequada e agora o forno aquece bem e por igual. O que possibilitou a produção da farinha com maior qualidade, peso, sabor e mais rendimento".



Fonte: Assessoria de Imprensa - Senar/MT
 

VEJA TAMBÉM
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT