Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
03 de Ago de 2021

voltar
 
CAMPO NOVO DO PARECIS
Comunidade amplia conhecimentos sobre avicultura após série de treinamentos
 
Foto divulgada pela Comunidade Indígena da Aldeia Katyola
 

Pequenos criadores de 11 aldeias indígenas de Campo Novo do Parecis aprenderam a preparar rações para aves com os alimentos produzidos na própria comunidade. O curso faz parte de uma série de treinamentos pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural.

Eles aprenderam misturas com milho, mandioca e farelo de soja. Segundo a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Anna Luz, o conhecimento auxiliará na redução de custos já que os criadores poderão utilizar os alimentos que já produzem. "Foram ensinadas alternativas de alimentação com o que era acessível para eles, adequando a prática à realidade", afirma.

Ainda de acordo com a instrutora, um dos pontos mais importantes do curso é sobre o uso adequado de ração para cada fase do animal. "Para ter mais lucratividade é necessária que a ração esteja de acordo com a fase de criação. Às vezes, por falta deste conhecimento, os criadores têm mais gastos".

Moradora da Aldeia Wazare, Valdirene Szakenaezokero, já trabalhava com criação de aves e aprendeu muito com o treinamento. "Me ajudou como criar os animais desde os pintainhos até o abate. Aprendemos a produzir alimento com o que já temos e foi muito interessante", destaca.

Mobilizadora do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Lussandra Lapinsk, afirma que este já é o terceiro treinamento direcionado à comunidade indígena do município e em parceria com a Cooperativa Agropecuária do Povo Indígena Haliti Paresi (Coopiparesi). "Estamos realizando diversas capacitações e tenho mais uma para encerrar ainda este mês".



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Senar-MT leva capacitação para comunidade se desenvolver na agricultura
Municípios do extremo norte realizam mais de 150 cursos no primeiro semestre
Sindicatos Rurais se planejam para treinamentos de 2022
No segundo semestre de 2021 Brasnorte realiza mais de 100 ações educacionais
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT