Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
21 de Jul de 2021

voltar
 
ALDEIAS INDÍGENAS
Senar-MT e Sindicatos Rurais fazem parcerias para beneficiar comunidades nativas
 
O treinamento de turismo rural foi realizado na Aldeia Sawâpa em Planalto da Serra
 

Sindicatos Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) têm fortalecido comunidades nativas do estado. Em Planalto da Serra foi realizado o primeiro treinamento na Aldeia Sawâpa, da etnia Kura Bakairi. Por meio do conhecimento, a comunidade visa implantar turismo rural na região.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Planalto da Serra, Angelina Benedita Pereira, as demandas estão sendo analisadas para serem inseridas no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2022. "Inicialmente fizemos o curso de turismo rural e estamos aproveitando o momento para verificar as demais solicitações e inseri-las no nosso planejamento".

Estefani Quipie Campos Kuiwra, moradora da Aldeia Sawâpa, agradeceu a parceria que vai capacitá-los a apresentarem os potenciais turísticos da região. "A nossa etnia está presente em três municípios e para nós é muito importante, porque vai nos capacitar e nos preparar para novos projetos".

De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Cida Cassiano, o desenvolvimento das comunidades trará melhorias para todo o município. "Nós temos muito potencial turístico e podemos alavancar por meio dessas capacitações. O nível dos treinamentos do Senar-MT é muito bom e acreditamos que esse seja primeiro passo de uma grande mudança para a nossa localidade".

Cooperativa - Ao oeste de Mato Grosso, o Senar-MT e o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis firmaram parceria para ofertar treinamentos para a Coophihanama, uma cooperativa indígena de agricultura familiar. "Fizemos uma reunião inicial para atender esse público que trabalha com lavouras. Futuramente também prevemos a realização de palestras para as demais aldeias", afirmou o supervisor regional do Senar-MT, Rodrigo Garcia.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Último trimestre do ano tem mais de mil ações previstas
Senar-MT prevê 10 mil cursos para 2022
Senar-MT prevê mais de 650 ações educacionais para julho
Indígenas aprofundam conhecimentos para desenvolver apicultura em aldeia
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT