Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
20 de Jul de 2021

voltar
 
TECNOLOGIA
Profissionais capacitados contribuem para o déficit de mão de obra na mecanização agrícola
 
Foto feita antes da pandemia da Covid-19
 

Atento às exigências do mercado, Francisco Gleidson Gabriel de Oliveira, operador de máquinas agrícolas, tem procurado manter os conhecimentos sempre atualizados. O último treinamento que participou foi o de Tecnologia de precisão em máquinas agrícolas. "Tudo que aprendi, já coloquei em prática no dia a dia".

Ofertado pelo Sindicato Rural de Alta Floresta em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o treinamento proporcionou a Francisco o conhecimento sobre as tecnologias de precisão nas operações com máquinas agrícolas.

O avanço da tecnologia no campo permitiu à agricultura o uso de diversos tipos de equipamentos como sensores, máquinas e sistemas integrados para otimizar a produção e reduzir o desperdício desde as sementes até a colheita.

Apesar da tecnologia ser uma grande aliada, é necessário um profissional capacitado para operá-la. Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Dimitry Bulaty, mesmo a empregabilidade sendo alta no estado, o setor ainda carecia de mão de obra qualificada.

"A maioria das propriedades em Mato Grosso já contam com a tecnologia de precisão, mas ainda falta operadores capacitados para trabalhar nas máquinas. Por meio dos treinamentos, o Senar-MT ajuda a capacitar pessoas para o meio".

O treinamento que tem carga horária de 40 horas, tem em sua programação conteúdos como a Origem da Tecnologia de Precisão, Informática aplicada à agricultura de precisão, Utilização do Receptor GNSS, além da prática realizada em máquinas de última geração. 

Além da capacitação específica o Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais, oferta outros 350 cursos para a formação profissional rural. Oferece ainda programas e projetos como Mutirão Rural que leva cerca de 30 tipos de serviço para atender o homem do campo.

Os interessados em conhecer melhor os serviços ofertados pelo Senar-MT, procure o Sindicato Rural de seu município que é o principal parceiro da instituição.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Municípios do extremo norte realizam mais de 150 cursos no primeiro semestre
Comunidade amplia conhecimentos sobre avicultura após série de treinamentos
Sindicatos Rurais se planejam para treinamentos de 2022
No segundo semestre de 2021 Brasnorte realiza mais de 100 ações educacionais
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT