Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
14 de Jul de 2021

voltar
 
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DE NÍVEL TÉCNICO
Senar-MT e Senai-MT garantem qualificação prática de jovens para atuarem no campo
 
...
 

Com o intuito de ampliar mão de obra qualificada para o campo e melhorar a qualidade de vida para os jovens profissionais que atuam no setor o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) se juntou ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). O resultado desta parceria foi o Programa de Aprendizagem de Nível Técnico

"Já temos algumas turmas em andamento, no polo de Rondonópolis e várias previstas para outros municípios", destaca o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente chamado de Chico da Paulicéia.

A diretora regional do Senai Lélia Brun, acrescenta que este programa é uma grande oportunidade de inserir jovens no mercado de trabalho. "Além da qualificação, eles já saem com a experiência profissional. Muitos, na verdade, são contratados de forma efetiva pela empresa parceira. Isso é preparar para o futuro", afirmou.

No próximo dia 26 de julho, está previsto o início de mais uma turma do curso de Aprendizagem técnica em eletromecânica, em Barra do Bugres. Na última segunda-feira (12.07) teve início mais três turmas, sendo duas do curso de Aprendizagem Técnica em Manutenção de Máquinas Pesadas em Rondonópolis e uma de Aprendizagem técnica em eletromecânica em Primavera do Leste.

Além das turmas já citadas, estão previstas mais 25 vagas para o curso de Aprendizagem Técnica em Manutenção de Máquinas Pesadas para o município de Alto Garças. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 23 de julho.

A qualificação tem duração de dois anos, com a conclusão prevista para maio de 2023. Os conteúdos programados mesclam aulas teóricas com as práticas. Os participantes aprenderão sobre informática aplicada, diagramas hidráulicos, circuitos microcontrolados, tecnologias da informação aplicadas à Indústria 4.0 e mais de 1.200 horas de prática profissional, que somadas à teoria compõem uma carga horária superior a 3.100 horas.

O curso é o meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000) no âmbito rural e o Senar-MT é a instituição responsável para possibilitar a formação teórica/prática dos estudantes. A parceria com o Senai-MT se concretizou por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, possibilitando assim, mais oportunidades de formação para que os jovens atuem no campo em áreas como a automação industrial.

PUBLICO ALVO - O Programa de Aprendizagem de Nível Técnico é destinado para pessoas de 18 a 24 anos que tenham concluído o ensino médio e sejam contratadas na modalidade de jovens aprendizes pelas propriedades rurais.



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Presidentes de Sindicatos Rurais comemoram expansão da assistência técnica
Parcerias em Cáceres fornecem capacitação para combate ao fogo
Inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Senar terminam na sexta
Parceria capacita profissionais para atuarem na vacinação contra Brucelose em Feliz Natal
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT