Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
02 de Jun de 2021

voltar
 
PRODUTIVIDADE RURAL
ATeG do Senar está em plena expansão em Mato Grosso e no Brasil
 
Produtor atendido pela ATeG em Pontes e Lacerda - MT
 

Um milhão de propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Central). Destas, mil são atendidas pelo Senar de Mato Grosso.  Prevista para ser atingida em dezembro, a meta de mil propriedades foi alcançada neste mês de maio pela equipe mato-grossense da ATeG.

Nivaldo Guilherme dos Santos, junto com a esposa Rosangela e as filhas Liliane e Larissa são proprietários do Sítio Primavera, localizado na comunidade Triunfo, em Pontes e Lacerda (MT). Esta é uma destas mil famílias mato-grossenses assistidas pelo Senar-MT e, esta também é uma propriedade que faz parte do montante de um milhão atendidas pelo Senar-Central.

Proprietários do Sítio Primavera, eles receberam assistência no período de 2015 a 2019. Ao longo dos quatro anos em que participaram do programa, Nivaldo implantou o pastejo rotacionado, melhorando assim a eficiência alimentar do rebanho e o correto manejo das pastagens. "Quando comecei tinha seis piquetes. Este número foi elevado para 82", destaca. E foi dessa forma que Nivaldo conseguiu alimento de qualidade em quantidades desejáveis para suprir todo o rebanho. "Comida para os animais era um dos principais gargalos da propriedade".

Nivaldo também implantou sistema de irrigação com o objetivo de evitar o déficit híbrido nas pastagens dos piquetes que também foi feito ao longo do período em que foi assistido. "Fizemos ainda a correção do solo, adequamos a sala de ordenha com o objetivo de melhorar a qualidade do leite e também fazer a segunda ordenha", destaca o produtor.

Outro aprendizado foi a busca de conhecimento. Participando de cursos de formação profissional rural e dias de campo realizados pelo Senar-MT. Nivaldo conta que aprendeu a ficar de olho nos eventos que contribuíam para ampliar o conhecimento de toda a família sobre a cadeia produtiva do leite. Tudo para incrementar a produção e produtividade.

Quando o assunto é indicadores, a família Guilherme dos Santos mostra um aumento de produção de leite de cerca de 4 mil litros/leite/mês, saindo de 4.078 litros/mês em agosto de 2015 para 8.910 litros/mês em julho de 2019. Segundo o produtor, quando passaram a ser assistidos a produção era bem pequena. Depois de quatro anos, Nivaldo tinha a metade do rebanho e o dobro da produção de leite.

Ele conta ainda que os técnicos do Senar-MT ensinaram a planejar e a ganhar dinheiro com uma boa gestão e planejamento. "Mudamos a forma de gerir a propriedade. Aprendemos a aprender e estar sempre de olho nas novidades e incrementar as atividades no sítio".



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Capacitação atrai mais de 400 interessados em serem técnicos de campo
Moradora de Juscimeira aprimora conhecimento e investe em sonho após cursos
Expectativa é incluir mais 90 propriedades no FIP Paisagens Rurais nos próximos seis meses
Presidentes de Sindicatos Rurais comemoram expansão da assistência técnica
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT