Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
25 de Mai de 2021

voltar
 
VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Profissionais do setor de turismo se capacitam com uma série de treinamentos na área
 
Alunos em frente a ponto turístico da cidade
 

Com um alto potencial turístico, o estado de Mato Grosso tem um dos melhores cenários para se investir no setor. Acompanhando as necessidades de investimento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) - em parceria com o Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trindade - realizou uma cadeia produtiva de treinamentos voltada ao turismo no município.

Demandados pela Associação de Turismo Caminho das Águas, o público-alvo da capacitação foram os profissionais condutores da região. Segundo a presidente da associação, Débora Cristina Pires, os treinamentos foram importantes tanto para novos conhecimentos quanto para atualização.

"A maioria dos participantes tinha o conhecimento da região e dos pontos turísticos, uma rotina de trabalho, mas não tinha uma capacitação para lidar com o turista, como se portar diante das diferentes culturas. Os treinamentos nos apresentaram um conhecimento muito importante para essas questões".

Débora lembra ainda que com a conclusão da cadeia produtiva, a ideia é continuar levando capacitação para a região. "Temos a consciência que vamos precisar de mais cursos, capacitação nunca é demais. Vamos elaborar um calendário e aproveitar a baixa temporada para participar. Esperamos continuar com essa parceria com o Sindicato Rural e Senar-MT por muito tempo".

No total, sete treinamentos foram ofertados sendo eles: Implantação de trilhas e caminhadas no turismo integrado; planejamento para implantação do turismo rural; excelência no atendimento ao turismo rural; oportunidades de negócio e economia criativa no turismo; primeiros socorros; relacionamento interpessoal e operação de aeronave remotamente pilotada - drone - asa rotativa.

Kathiuscia da Costa Camargo, instrutora credenciada junto ao Senar-MT, lembra que os treinamentos complementares ao setor são extremamente importantes para quem atua na área.

"Para ser condutor de turismo, é obrigatório o curso de primeiros socorros. O treinamento foi válido porque atualizou os conhecimentos que precisam ser renovados a cada dois anos, por meio de capacitação.  O treinamento de relacionamento interpessoal também trouxe bastante informação sobre como se comunicar com o turista. Já o de drone, mostrou a as possibilidades de se apresentar as belezas da região por meio de imagens feitas do alto".

Foi justamente o treinamento de drone que mais encantou a autônoma e condutora local, Deusilene Karine de Oliveira. Ela conta que ficou encantada com a tecnologia. "Jamais imaginei que pudesse aprender a manusear um equipamento tão incrível. Tudo que aprendemos na cadeia produtiva foi um "gás" para nosso sucesso como condutores e agora capacitados. Tudo isso graças à instrutora Kathiuscia, ao Sindicato Rural e ao Senar-MT".



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Senar-MT e Sindicatos Rurais fazem parcerias para beneficiar comunidades nativas
Profissionais capacitados contribuem para o déficit de mão de obra na mecanização agrícola
Senar-MT desenvolve novos produtos educacionais para a modalidade EaD
Instituições ampliam treinamentos em município com agricultura em expansão
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT