Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
23 de Abr de 2021

voltar
 
PREVENÇÃO E COMBATE
Senar-MT capacita trabalhadores para combater incêndios no campo
 
Banco de imagens
 

Com a proximidade do período da seca em Mato Grosso, a preocupação de muitos produtores rurais se volta às queimadas que podem ocorrer no campo. Uma das medidas assertivas no combate e na prevenção de incêndios, tem sido a capacitação de trabalhadores que podem amenizar e prevenir a expansão do fogo nas propriedades.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais tem auxiliado o setor por meio da oferta de treinamentos. Para o segundo quadrimestre do ano, estão previstos cerca de 70 treinamentos voltados à área, como Formação de Brigada de Incêndio NTCB 34 e Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, André Dionizio, os treinamentos são essenciais para assegurar não só a propriedade, mas também o cumprimento de legislações necessárias. "Ter a mão de obra capacitada faz toda a diferença para o produtor, principalmente na preservação do seu patrimônio e do meio ambiente, além do cumprimento das responsabilidades legais perante os órgãos fiscalizadores".

Desde 2016, com a alta demanda por mão de obra capacitada para combater incêndios e focos de queimadas no campo, o Senar-MT foi credenciado e autorizado pelo Corpo de Bombeiros a oferecer o curso de Formação de Brigada de Incêndio (NTCB 34).

O treinamento com carga horária de 32 horas, tem o objetivo de ensinar os participantes a combater a propagação do fogo e a fazer a prevenção conforme as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Já o treinamento de prevenção e controle de fogo na agricultura mostra aos participantes as técnicas de prevenção e combate ao princípio de incêndio na agricultura, seguindo as recomendações técnicas e normas de segurança.

É importante lembrar que a programação de treinamentos ofertada pelo Senar-MT em parceria com sindicatos rurais, está sujeita a modificações em função dos decretos municipais e estaduais, relacionados à pandemia de Covid-19.



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Senar-MT contribui para produção de abafadores sustentáveis entregues no Pantanal
Sindicato Rural e Senar-MT ofertam treinamentos a acolhidos de casa de recuperação
Senar-MT prevê mais de 750 ações educacionais em junho
Moradores de Guiratinga aprendem cortes especiais de carne bovina
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT