Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
08 de Abr de 2021

voltar
 
ZONA RURAL
Cuiabá possui 48 comunidades e realizou mais de 110 capacitações em 2020
 
Treinamento realizado no Assentamento Conquista, no município de Cuiabá.
 

Cuiabá completa 302 anos de fundação nesta quinta-feira (08.03). Além de ser um polo urbano comum a uma capital de estado, a cidade também abarca 2.174 propriedades rurais. Somente em 2020, a zona rural do município demandou mais de 110 treinamentos, que capacitaram cerca de 700 pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Sindicato Rural de Cuiabá.

As propriedades estão distribuídas dentro de 48 comunidades rurais e assentamentos, que margeiam a capital mato-grossense. Dentre eles, está o Assentamento Conquista, na zona norte, onde 45 famílias estão colhendo os frutos do conhecimento. Elas vendem, entre si, produtos que aprenderam a fazer durante os treinamentos ministrados.

"Um morador só extraia o caldo da cana-de-açúcar e agora aprendeu a fazer rapadura e melaço. Uma senhora não come carne de porco por questões religiosas e hoje vende linguiças de peixe". As informações são da presidente do Assentamento, Simone de Sá.

Simone tem uma chácara e investe no cultivo da mandioca e do milho para consumo próprio e venda na comunidade. Grávida, ela deixa o trabalho mais pesado para a família, enquanto se concentra na cozinha. "Fiz um bocado de curso e hoje preparo conserva, molho de tomate, linguiça, bacon defumado. Minha mãe fez curso de Olericultura. A horta dela está tão bonita".

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, a agricultura familiar e a pecuária de corte são os carros-chefes do agronegócio na capital. E, segundo ele, ainda há muito a crescer. "A mão de obra é muito boa, os trabalhadores procuram por capacitação, e o Sindicato tem levado conhecimento aos produtores para que eles cresçam e se desenvolvam ainda mais".

Dados - A população da zona rural gira em torno de 12 mil pessoas, cerca de 2% da população de Cuiabá. Cada propriedade possui uma dimensão média de 25 hectares. As informações foram repassadas pelo supervisor da Regional Cuiabá do Senar-MT, Natalino Márcio.

 

 

 

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Representantes da prefeitura de Água Boa procuram Senar-MT para propor parcerias
Presidente eleito diz que Senar-MT é esteio para os Sindicatos
Em balanço anual, Sindicato indica aumento de 20% na realização de treinamentos
Senar-MT capacita profissionais para atuar no setor da pecuária
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT