Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
19 de Fev de 2021

voltar
 
OLERICULTURA
Pequenos produtores do Distrito de Bauxí aprendem a cultivar hortaliças de fruto
 
Banco de imagens
 

Apesar do clima seco tornar Mato Grosso uma região atrativa para o cultivo de hortaliças de fruto, o estado ainda possui uma produção restrita. No distrito de Bauxí, município de Rosário Oeste, pequenos produtores buscaram por capacitação para melhorar a produção e revenda de tomate, jiló dentre outras hortaliças de fruto produzidas para consumo próprio e revenda a pequenos mercados da região.

O treinamento ofertado foi o de produção de tomate, pimentão, pimenta berinjela e jiló realizado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural. O morador Ademir Kwiecinski foi em busca de conhecimento. "Tive o interesse de conhecer novas técnicas e aperfeiçoar meus conhecimentos para produzir essas variedades de hortaliças em minha propriedade".

Kwiecinski conta que a região é bem carente de orientação e que os cursos do Senar-MT surgem para preencher essa ausência. "Nossa região é precária em atendimento técnico. O curso esclareceu muitas dúvidas e me motivou a produzir de forma correta".

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Cleonir Andrade Faria Júnior, o cultivo dessas culturas sob ambiente protegido é o mais adequado para a rentabilidade da produção. "Além de controlar a sazonalidade de preço das hortaliças, o cultivo coberto ajuda a manter o abastecimento durante todo ano".

O instrutor lembra ainda que essa forma de cultivo necessita de um investimento um pouco maior, mas que garante a alta produtividade. "Com a estufa, o produtor consegue ter um maior controle sobre pragas e doenças e permite a produção durante um longo período. O cultivo a campo aberto também é viável, mas exige do produtor uma maior atenção quanto a época certa de plantio".

Com carga horária de 40 horas, o treinamento tem em seu conteúdo programático preparação o solo, a produção de mudas, tratos culturais e adubação para as culturas do tomate, pimentão, pimenta berinjela e jiló. 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Assistido pela ATeG do Senar-MT produtor comemora mudanças na propriedade
Uso consciente de defensivos garante qualidade na olericultura
SENAR-MT realiza 38 treinamentos de olericultura em 31 cidades mato-grossenses
Senar-MT lança oficinas de Horta Vertical e IN-62 – Qualidade do Leite nesta quinta (07.07)
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT