Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
11 de Fev de 2021

voltar
 
MELHOR RENTABILIDADE
Treinamento do Senar-MT soluciona problemas em produção de farinha de mandioca em Juruena
 
Curso de produção caseira de farinha de mandioca e polvilho em Juruena
 

O treinamento "Produção caseira de farinha de mandioca e polvilho" ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) foi a solução dos problemas para uma comunidade de Juruena. A má regulagem do forno, prensa e fornalha prejudicavam a produção da farinha de mandioca e somente foram descobertas durante o curso.

Segundo a vice-presidente da Associação de Mulheres Andorinhas do Canama (AMAC) da comunidade de Somapar (zona rural do município), Ane Glaucielle Ferreira, a falta de orientação especializada afetava diretamente a rentabilidade da produção. "Tínhamos muita dificuldade quanto ao uso do forno e estava interferindo na qualidade da nossa farinha".

Diante da carência de conhecimento técnico, a associação demandou o treinamento pelo Sindicato Rural de Juruena. Foi o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Leonardo Serafim da Silva, quem identificou as falhas. "A farinha estava com a fécula muito solta devido a regulagem de alguns equipamentos.  A fornalha estava com a chaminé fora do padrão acarretando na baixa temperatura do forno, e não era possível cozinhar corretamente a massa".

Segundo Silva, o forno também não estava aquecendo por igual, resultando em uma farinha com dois aspectos: crua e queimada. Com os problemas identificados, o instrutor conseguiu auxiliar as reparações necessárias para a otimização da produção. "A chaminé foi readequada e agora o forno aquece bem e por igual. O que possibilitou a produção da farinha com maior qualidade, peso, sabor e mais rendimento".

Membro da associação, a agricultora Sueli da Silva Bento, relata que o treinamento ensinou a utilizar o maquinário. "Foi muito importante porque tínhamos as máquinas, mas não sabíamos usá-las. Com treinamento aprendemos as técnicas".

Diversificações - Além da farinha de mandioca tradicional branca, as participantes também aprenderam a produzir outras variedades como farinha temperada, farinha amarela, farinha puba (d’água), farinha de tapioca, farinha tipo bijú, tapioca e polvilho.

Sueli acrescenta ainda que todo o conhecimento adquirido ao longo do treinamento vai refletir na qualidade dos produtos e consequentemente na melhoria da renda. "A venda da farinha vai ajudar a melhorar não só a minha renda, mas também a de todas as mulheres da associação".



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Jovem recebe propostas de emprego após ter capacitação da ATeG em currículo
Sindicato inicia programação anual de cursos em Porto dos Gaúchos
Egressos do Senar-MT planejam nova capacitação até primeiro trimestre de 2021
Avanços tecnológicos aumentam busca por capacitação no último bimestre do ano
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT