Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
03 de Fev de 2021

voltar
 
ALIMENTAÇÃO DO GADO
Atendidos pela ATeG recebem capacitação sobre capineiras
 
Produtor rural Ari Antônio de Itiquira
 

Em Itiquira, produtores rurais da cadeia produtiva do leite concluíram o treinamento de implantação e manejo de capineiras, na última quinta-feira (28.01). O conhecimento será uma importante ferramenta para garantir alimentação para o gado na época da seca.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Itiquira, Roberto Montagna, como esta é a cadeia produtiva de maior pujança no município, os treinamentos auxiliam os pequenos produtores a melhorar a qualidade do alimento ofertado para o gado. "Temos casos de produtores que quase triplicaram a produção de leite com mesma quantia de animais e sem onerar nada, só porque mudaram o trato do animal e aplicaram o conhecimento".

Esta turma foi composta majoritariamente por produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), por consistir em uma das etapas do programa. A ATeG é um produto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e além de fornecer as consultorias individuais, também realiza capacitação teórica e prática.

Quem solicitou o treinamento foi o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Leonardo Freitas, responsável pela consultoria de 30 produtores rurais de Itiquira. "Muitas propriedades da região não possuem capineira e, na época da seca, falta muito alimento. O curso complementa a nossa orientação e ajuda a melhorar a produtividade".

Além deste treinamento, estão previstos outros dois: sobre ensilagem e inseminação artificial. Para o produtor rural Ari Antônio, o treinamento foi de grande valia. "O curso é de muita importância para a produção leiteira e oriento todos os produtores a fazerem".

Edivaldo Ferreira da Silva, presidente do Assentamento Santa Ana - onde ocorreu o curso - e produtor atendido pela ATeG, garante que os benefícios são muitos. "A gente teve um aproveitamento de 100%, aprendemos coisas que não sabíamos e só temos a ganhar, tanto nós produtores quanto a comunidade inteira".

Metodologia – O curso ofertado pelo Senar-MT possui carga horária de 24 horas e é gratuito. No conteúdo programático constam informações teóricas sobre espécies de capineiras como a cana de açúcar, o capim elefante e formas de análise e preparo do solo.

O curso não é exclusivo para produtores assistidos pela ATeG. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar se há turmas previstas e se há vagas.



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Jovem recebe propostas de emprego após ter capacitação da ATeG em currículo
Interessados em assistência técnica, piscicultores se reúnem no Vale do Araguaia
Área plantada cresce 22% e aumenta demanda por qualificação em São Félix do Araguaia
Com Assistência Técnica do Senar-MT produtor tem aumento de 240% na produção de leite
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT