Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
18 de Dez de 2020

voltar
 
INOVAÇÃO NA MESA
Treinamentos ampliam opções de receitas para ceia de natal
 
Receita aprendida durante treinamento em Guiratinga
 

A menos de 10 dias para o Natal, a moradora de Guiratinga, Áurea Fonseca, já comprou dois frangos para serem servidos na ceia do dia 24 de dezembro. Porém, as aves não devem ser preparadas da forma tradicional. A administradora fez um curso de culinária para aprender novas receitas e surpreender os familiares.

O treinamento foi de "Transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango", ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural.

"Nunca comi um frango desossado com recheio e aprendi que pode colocar queijo, presunto e outros condimentos. Também aprendi a fazer um rocambole muito gostoso. Vou praticar na ceia, o que estou aprendendo no curso", explica Áurea.

Segundo a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Tatiane Rodrigues Silva, o treinamento ensina todo o passo a passo. "Alinhamos temperos, são todos calculados e pesados. Fazemos os embutidos e focamos nos frangos desossados".

De acordo com a profissional, as receitas também podem aumentar a fonte de renda. "Dependendo da região, o frango defumado pode ser comercializado a R$ 40/kilo, enquanto o frango assado a R$ 60/kilo", afirma.

Essa é a mesma opinião do presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, Daniel Guimarães Borges, que enxerga na comercialização destes produtos uma saída para sobreviver a crise devido à Covid-19. "Ainda mais neste ano, as pessoas vão aproveitar os eventos festivos para aumentar a fonte de renda e o curso é uma oportunidade de se sobressair".

Suínos - Além do município, também foram realizados treinamentos em Poxoréu, Várzea Grande, Cuiabá e Colniza. E, não apenas na área da avicultura, mas para quem também quis aprender receitas com carne suína. Nessa área foram ofertados os cursos: “Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína” e "Cortes finos da carne suína".

Em Poxoréu, o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Aécio Ferreira de Portugal, ensinou cortes como T Bone, carré canadense, bisteca fiorentina, coroa três hastes, dentre outros. "Conhecendo os cortes, as pessoas podem aproveitar melhor a carne do animal para servir nas festas de família", explica.



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Treinamento do Senar-MT auxilia no manejo do cultivo da soja de forma benéfico e sustentável
Produtores rurais esclarecem dúvidas sobre questões ambientais em Nova Xavantina
Senar-MT capacita profissionais para atuar no setor da pecuária
Deslocamento de maquinários garante capacitação em Alto Taquari
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT