Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
26 de Nov de 2020

voltar
 
CULTURA ANUAL
Treinamento do Senar-MT auxilia no manejo do cultivo da soja de forma benéfico e sustentável
 
Treinamento de manejo integrado de pragas da soja no sistema de plantio direto
 

Mato Grosso é o maior produtor de soja na safra 2019/2020. Segundo o levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o estado produziu cerca de 35,885 milhões de toneladas até setembro deste ano. Acompanhando a produção extensa, há também a preocupação com o manejo do cultivo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) disponibiliza em seu portfólio diversos treinamentos voltados para a cultura da soja. Os cursos compreendem setores como alimentação, pós-colheita, armazenamento, manejo e tratos culturais.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento de manejo integrado de pragas da soja no sistema de plantio direto tem o objetivo de ensinar os participantes a realizar o manejo de pragas e doenças de forma adequada. Em sua programação, os participantes aprendem a fazer o controle cultural, realizar o controle químico, utilizar a rotação de culturas e preservar os inimigos naturais.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Dimitry Bulary, o treinamento é uma forma sustentável de controle de pragas. "O manejo integrado é um conjunto de técnicas e práticas utilizado para combater pragas nas lavouras de forma não prejudicial ao meio ambiente. Geralmente as ferramentas utilizadas são agentes biológicos, produtos químicos, plantas iscas, sempre de forma planejada e harmoniosa". 

O instrutor acrescenta que as técnicas são importantes para além do controle de pragas e doenças, mas também para rentabilidade da produção. "Utilizando de forma adequada e no momento certo as técnicas de manejo o produtor rural pode produzir mais e diminuir o impacto ambiental".

Estudante de graduação do curso de agronegócio, David Clarindo da Silva, procurou o treinamento de manejo integrado de pragas da soja no sistema de plantio direto, demandado pelo Sindicato Rural do município de Sinop, para complementar o que aprende na teoria. "Grande parte dos treinamentos do Senar-MT são bastante práticos. É uma complementação muito necessária".

David relata ainda o conhecimento que adquiriu ao longo do curso. "Aprendi como fazer o manejo do cultivo da soja, quais as técnicas e ferramentas necessárias e que inclusive podem ser utilizadas para retardar o uso de químicos".



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Treinamentos ampliam opções de receitas para ceia de natal
Produtores rurais esclarecem dúvidas sobre questões ambientais em Nova Xavantina
Senar-MT capacita profissionais para atuar no setor da pecuária
Deslocamento de maquinários garante capacitação em Alto Taquari
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT