Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
25 de Nov de 2020

voltar
 
MEIO AMBIENTE
Produtores rurais esclarecem dúvidas sobre questões ambientais em Nova Xavantina
 
Treinamento de recuperação de matas ciliares em Nova Xavantina-MT
 

Até 2028, o produtor rural João Violin, 77, pretende plantar 15.500 mudas típicas do cerrado na sua propriedade em Nova Xavantina. O produtor já sabia da necessidade de fazer o plantio, mas somente aprendeu como fazê-lo após o curso de Recuperação de matas ciliares e áreas de preservação permanente, ministrado por meio da parceria entre Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

"O curso veio na hora certa. Eu pensava que era só pegar a muda e sair plantando, mas não. Precisa planejar, fazer pesquisa de solo, ver se a árvore é do bioma. São vários cuidados", afirma.

Até agora, 3.500 mudas já estão preparadas. Ipês, cagaiteiras, tucaneiras e saponárias estão entre as espécies que serão plantadas. "Eu mesmo peguei as sementes, arrumei os saquinhos e a terra adubada e agora estou esperando a lua certa para plantar".

Vera Maria Konzen, 58, aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a legislação. "Eu não sabia a quantidade de mata ciliar necessária de acordo com o tamanho da minha propriedade. Felizmente estamos dentro da lei".

Mesmo atendendo as especificações, o curso abriu os olhos da produtora para oportunidades de melhorar a vivência na propriedade. "Vamos fazer o replantio de árvores para dar sombra para o gado e melhorar a qualidade de vida dos animais e a nossa".

Presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, avalia que a preocupação do produtor rural com o meio ambiente é equivalente aos cuidados com a produção. "O produtor rural está consciente quanto a questão ambiental e busca realizar a atividade de forma sustentável".

Legislação - O novo Código Florestal Brasileiro, em vigor desde 2012, trouxe mudanças em relação à proteção de vegetação nativa. Segundo Aniceto da Costa, instrutor credenciado junto ao Senar-MT, há mudanças que exigem atenção dos produtores rurais. "A lei muda as tratativas do desmatamento de áreas até 2008 e sobre imóveis dentro de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), o produtor deve estar atento para cumprir a legislação".



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Treinamentos ampliam opções de receitas para ceia de natal
Treinamento do Senar-MT auxilia no manejo do cultivo da soja de forma benéfico e sustentável
Senar-MT capacita profissionais para atuar no setor da pecuária
Deslocamento de maquinários garante capacitação em Alto Taquari
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT