Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
11 de Nov de 2020

voltar
 
PROCURA EM ALTA
Avanços tecnológicos aumentam busca por capacitação no último bimestre do ano
 
Raimundo Madeira no treinamento de Inclusão Digital Rural
 

Aos 63 anos, Raimundo Madeira teve a oportunidade de usar um computador pela primeira vez e, isso aconteceu durante o curso de Inclusão Digital Rural, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Vera. A estimativa é que cerca de 500 pessoas participem deste treinamento ainda em 2020, o que indica uma alta procura por capacitação no último bimestre do ano.

Para Raimundo Madeira, o curso foi apenas uma porta de entrada para o conhecimento. "Aprendi a escrever e a fazer contas no computador e agora quero comprar um para poder pegar prática", afirma.

Estão previstos 55 treinamentos de Inclusão Digital Rural dos níveis básico e intermediário, em mais de 20 cidades mato-grossenses até o final de 2020. Ao todo, o Senar-MT prevê a realização de mais de 800 ações educacionais ainda neste ano em parceria com os 93 sindicatos rurais de Mato Grosso.

Os interessados em se qualificar devem procurar o sindicato rural do seu município para verificar a disponibilidade do treinamento e de vagas.

Planejamento - Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, a busca por qualificação ocorre após um longo período de suspensão das atividades em função da pandemia da Covid-19. O presidente acrescenta que a retomada deve-se a soma de diversos fatores como a disponibilização de cursos pelo Senar-MT, o empenho da mobilização de turmas, a exigência do produtor por qualificação e o interesse dos funcionários.

Dentre os cursos mais demandados estão aqueles relacionados à cadeia produtiva da soja e milho. Nesta lista consta treinamentos como classificação de grãos e manutenção de colheitadeiras. Além destes, os de normas regulamentadoras e formação de brigada de incêndio também fazem parte desta lista.

De acordo com Redivo, a busca por capacitação mesmo durante a safra deve-se à necessidade de acompanhamento dos avanços tecnológicos. "As principais reclamações dos produtores são voltadas para qualificação dos funcionários. Como a evolução das máquinas foi muito grande, os trabalhadores precisam buscar conhecimento e capacitação para saber operá-las".

 



Fonte: Assessoria de imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Abertas inscrições para polos da Faculdade CNA em Mato Grosso
Senar-MT capacita mais de 100 agentes de segurança pública para operar drones
Senar-MT é homenageado pelo Sindicato Rural de Barra do Garças
Senar-MT capacita mão de obra para operação de Pulverizador Autopropelido
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT