Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
15 de Out de 2020

voltar
 
WEBINAR
Senar-MT apresenta contribuições para garantir saúde animal em Mato Grosso
 
Superintendente aproveita para divulgar evento da Aftosa
 

Mais de 2.800 pessoas capacitadas para vacinar o rebanho contra a brucelose, elaboração de cartilhas e fornecimento de informações aos 93 sindicatos rurais do Estado. Essas foram algumas das contribuições do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) apresentadas durante a webinar "A importância da sanidade animal", nesta quarta-feira (14.10).

Realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá e parceiros, o evento contou com a presença do superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia. Segundo o gestor, o objetivo é reduzir a incidência da doença. "A vacina exige uma técnica para ser aplicada e o Senar-MT contribui para que seja feito da forma correta".

Além da brucelose, também foram apresentadas ações relacionadas a febre aftosa. Dentre elas está a realização do 2º Fórum Estadual de Vigilância Contra a Febre Aftosa, que acontece na próxima quinta-feira (22.10). O evento é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e será transmitido online das 08h30 às 12h.

Mato Grosso possui um rebanho de 31 milhões de cabeça de gado e apresentou o último caso da doença há 25 anos. O objetivo é debater o caminho para tornar o Estado livre sem vacinação. "Mesmo que não haja um consenso entre os produtores, quando iniciaram os estudos para suspender a vacinação foi definido um plano estratégico e é importante que todos conheçam as ações", afirmou Chico da Pauliceia.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, acredita que o produtor deva cumprir seu papel. "A suspensão da vacina é um trabalho de alinhamento que vem há muitos anos e é muito importante que façamos o nosso dever de casa como produtor".

Evento - A webinar fez parte do 1º Evento Agropecuário Online realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá, com apoio da Famato, Senar-MT, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Hiper produções e Portal Agronews Brasil.

Também participaram o presidente do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Antônio Carlos Carvalho de Sousa; o representante do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Felipe Peixoto e o diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Daniel Monteiro.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Sindicato Rural de São Félix do Araguaia discute ações e parcerias para 2021
Com prazo estendido, vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Pecuaristas se preparam para 2ª etapa de vacinação contra brucelose
Curso de vacinação tem sala cheia em Alto Garças
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT