Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
13 de Out de 2020

voltar
 
RETORNO
Entidades que ofertam Equoterapia se prepararam para retomar com os atendimentos presenciais
 
Haras Twin Brothers
 

Com o número de casos reduzido e a saída da maioria dos municípios de Mato Grosso da classificação de alto risco de contagio, as equipes dos centros de equoterapia de entidades parceiras do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) se preparam para retomar com os atendimentos presenciais. As atividades estavam suspensas desde o mês de março, em função da pandemia do coronavírus.

A equipe do haras Twin Brothers, parceiro do Senar-MT em Cuiabá, vem realizando este retorno de forma gradual e respeitando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Como os atendimentos ocorrem em ambientes abertos, temos o risco reduzido. Estamos tendo todo cuidado com a utilização de máscara tanto pelo participante quanto pelo profissional, além de fazer a higienização dos materiais de encilhamento". Conta Taiane de Almeida Caldeira do Amaral, fisioterapeuta responsável. 

Após meses parados, Valdomiro Rocha, pai do Edson Júnior, participante do programa de equoterapia do haras conta que o retorno está sendo importante para a rotina do filho. "Ele sentiu muita falta dos atendimentos, principalmente neste momento em que precisou se afastar do convívio social escolar. O retorno da equoterapia surge como uma retomada no seu processo de desenvolvimento, como também na proximidade da rotina que tinha antes da pandemia".

Alguns programas ainda estão sem previsão para retorno, como é o caso do Centro de Equoterapia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Segundo a coordenadora do centro, Lisiane Pereira, as ações são orientadas pelo comitê de prevenção ao Covid-19 da UFMT. "Nossas aulas na universidade estão ocorrendo de forma remota até dezembro e o projeto de equoterapia segue as mesmas regras até dezembro".

Uma das ações que o centro da UFMT vem desenvolvendo na ausência dos atendimentos presenciais está o projeto Cavalo de Troia, que consiste no envio das atividades remotas para os participantes, o projeto Equino é Ciência, que realiza Lives do Núcleo de estudos em equoterapia da universidade e um curso de treinamento em vivência em equoterapia.

 

PARCERIA - No Senar-MT, o programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente, instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. A instituição contribui financeiramente com o valor total de R$ 36.000, que é dividido em 12 pagamentos, conforme análise da execução mensal do programa.  Além disso, fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto de seis mantas, três selas australiana, seis capacetes hípicos e a capacitação para os parceiros.

EQUOTERAPIA - A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Produtor supera estiagem recorde graças a capacitação sobre alimentação do gado
Senar-MT e sindicatos rurais ofertam atividades e capacitação para a Sipat e CIPATR
Capacitação destinada para mulheres ensina conhecimentos técnicos sobre propriedades rurais
Deslocamento de maquinários garante capacitação em Alto Taquari
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT