Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
01 de Out de 2020

voltar
 
QUALIFICAÇÃO
Moradores de Alto Taquari concluem sequência de cursos na cadeia produtiva da soja e milho
 
Sindicato Rural de Alto Taquari
 

Em Alto Taquari, uma turma composta por 15 participantes concluiu uma sequência de cinco treinamentos de 08 a 23 de setembro. As capacitações foram voltadas para a cadeia produtiva de soja e milho e ao todo, os alunos foram qualificados com 112 horas de carga horária.

Foram ministrados cursos das Normas Regulamentadoras (NR) 12 – Segurança no trabalho com máquinas e equipamentos; NR 31.8 – Segurança no trabalho na aplicação de agrotóxico e NR 31.12 – Segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas; de classificação de grãos e de operação de aeronave não tripulada.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Alto Taquari, Luiz Sperandio, o objetivo é capacitar o trabalhador, visando a segurança na execução das atividades. "Em primeiro lugar vem a preservação da vida e, em seguida, outros assuntos relacionados a cadeia produtiva, tudo para dar respaldo ao produtor rural para que ele possa desempenhar melhor o seu trabalho". 

Segundo o analista técnico de Regionais do Senar-MT, Gustavo Mocci, a modalidade de treinamentos de cadeia produtiva é uma forma de fornecer qualificação de forma sequencial e coerente. "Esses cursos aprimoram as pessoas como profissionais, possuem mais robustez e são ministrados em uma sequência de forma coerente que faz o profissional ficar à frente no mercado de trabalho".

Operador de máquinas há 12 anos, Anderson Ramos Pires, 30, aproveitou a entressafra para se qualificar. Ele garante que o conhecimento aprendido pode ser aproveitado no futuro. "Hoje eu sou operador de máquinas, mas a gente não sabe o dia de amanhã. Sabendo classificar grãos e trabalhar com drone eu fico mais qualificado".

Para a monitora, Magneide Barbosa Madureira Souza, 40, que já havia realizado os cursos anteriormente, os treinamentos serviram para reciclagem. "Já fiz outros treinamentos pelo Senar-MT e estudando de novo a gente acaba fazendo uma revisão".

Mobilização – Esse é o segundo ano consecutivo que o município realiza treinamentos nessa modalidade. Além do conhecimento técnico, a integração da turma também resultou em ações sociais. "Os alunos trouxeram alimentos não perecíveis para montar uma cesta básica para uma família carente. Foi um gesto muito bonito", afirmou a mobilizadora Claudisse dos Anjos.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Sindicatos Rurais concluem série de treinamentos em cadeia produtiva
Senar-MT pode contribuir para colocar Mato Grosso entre estados que mais produzem leite
Cultivo do coco vira possibilidade para produtores de Mato Grosso
Produtores rurais apostam em capacitação enquanto aguardam chuva
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT