Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
09 de Set de 2020

voltar
 
ESTANTE VIRTUAL
Cartilhas do Senar completam 1 ano e atingem recorde de downloads gratuitos na pandemia
 
CNA/SENAR
 

A Estante Virtual de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) completou um ano em agosto com um recorde de downloads. Foram 410 mil cartilhas baixadas no período. Os 174 títulos ajudam produtores e seus familiares, trabalhadores e interessados no meio rural a aperfeiçoar a carreira.

As cartilhas abrangem as mais diversas áreas produtivas como agroindústria, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, cafeicultura, produção vegetal, equideocultura, fruticultura, gestão e empreendedorismo; grãos, fibras e oleaginosas, horticultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, silvicultura e saúde.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, explica que antes da pandemia existia uma média de 300 downloads dia e com a pandemia esse número subiu para cerca de 1.000 downloads dia.

“A estante virtual está em constante atualização para melhorar a experiência do usuário com o conteúdo. Como parte das comemorações de um ano, o Senar incluiu seis cartilhas de saúde preventiva”, declarou.

Estão disponíveis os guias online de conscientização e prevenção do câncer de próstata, câncer de pele e melanoma, câncer de pulmão, tumores femininos, incontinência urinária e cuidados com o coração.

O perfil do público é bastante diversificado, como revela a coordenadora de produção e distribuição de materiais instrucionais do Senar, Fabíola Bomtempo. “23.8% são interessados no setor rural, 17,7% são produtores rurais, 16.9% são filhos de trabalhadores rurais e 10,1% são filhos de produtores rurais”.

Filho de produtores rurais, o engenheiro agrônomo Renato de Aquino, de Tangará da Serra (MT), utiliza o material como fonte de consulta. Ele baixou 170 cartilhas.

“Sou um visitante ativo do site do Senar e faço os cursos a distância sempre que tenho disponibilidade. Foi assim que descobri a estante virtual. O conteúdo abordado nas cartilhas tem uma linguagem direta, está adequado à realidade do campo e torna o processo de aprendizagem mais simples. Isso me ajuda na execução das atividades”.

A estudante de Agronomia Vanessa Costa Silva, de São Luís (MA), soube da estante virtual pelas redes sociais do Sistema CNA/Senar. “Baixei todas as cartilhas, pois gosto de saber sobre a minha futura área de atuação. Alguns assuntos, especialmente os de zootecnia, eram desconhecidos, mas por meio das cartilhas eu consegui compreender”.

“O conteúdo é interativo e de fácil compreensão para os leitores. Recomendo muito para quem se interessa pela área, quer obter mais conhecimento e se manter atualizado”, destaca Vanessa.

Como acessar - Para realizar o download gratuito das cartilhas é necessário fazer um cadastro no www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar



Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
 

VEJA TAMBÉM
Assistência técnica melhora tomada de decisão de produtores rurais em MT
Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT completa cinco anos
Família Guilherme Santos é mais um caso de sucesso que tem o Senar-MT como parceiro
Irmãs participam de cursos do Senar-MT e colocam criatividade em seus produtos
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT