Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
24 de Jul de 2020

voltar
 
DIA DO PRODUTOR RURAL
Assistência técnica melhora tomada de decisão de produtores rurais em MT
 
Ari Antônio Soares é produtor de leite em Itiquira
 

Há produtores rurais que herdam o conhecimento do campo com a sucessão familiar e há aqueles como o Ari Antônio Soares que, em 2016, decidiu trocar a profissão de operador de máquinas para empreender na cadeia produtiva do leite. Em quatro anos, o produtor passou a ser uma referência na região de Itiquira-MT, após seguir as orientações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Ele e a esposa Cristina Vieira são proprietários do Sítio Nossa Senhora Aparecida e viram a situação melhorar somente a partir de 2018, quando passaram a ser assistidos pela ATeG, por meio do Programa Senar Tec Leite Comajul. Em dois anos houve aumento na produção de 52l/dia para 196l/dia e redução no custo de produção, alcançando margem líquida de R$0,56/l.

"Antes não sabíamos nada sobre manejo, o dinheiro que sobrava era só para comprar ração. Agora, todo mês seguimos as orientações do técnico de campo credenciado junto ao Senar-MT, fazemos os investimentos que eles recomendam e assim tomamos gosto pelo campo".

Sob a orientação técnica, o produtor concluiu os cursos de Inseminação Artificial, Associativismo e Cooperativismo do Senar-MT, substituiu utilitários por animais de produção, construiu uma sala de ordenha com fosso, implantou ordenha mecânica e instalou um resfriador na propriedade, o que reduziu custos com transporte.

É por meio das orientações técnicas gratuitas que a Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT contribui para o desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso. Com cinco anos de atuação, o Programa atualmente atende cerca de 400 propriedades em 24 municípios do Estado.

Segundo o coordenador da ATeG, Armando Urenha, a meta é auxiliar o processo de tomada de decisão dos produtores rurais. "Queremos expandir de maneira que os nossos atendimentos durem de dois a três anos - conforme a cadeia produtiva - e que o produtor tenha condições de tomar as melhores decisões para a sua propriedade".

Ao todo, cinco cadeias produtivas são assistidas: Gado de Leite, Gado de Corte, Olericultura, Fruticultura e Piscicultura. Cada um dos 18 técnicos de campo credenciados junto ao Senar-MT analisa os casos individualmente e foi essa característica que ajudou o produtor Leandro Almeida dos Santos.

Pecuarista na região do Pantanal, Leandro afirma que a produtividade da sua fazenda atingiu a marca de 83%, superior ao dobro da média da região que é 40%. "Já estávamos fazendo modificações e após as sugestões dos técnicos do projeto vimos que trilhávamos o caminho certo".

Dentre as dicas recebidas estiveram investimentos em construir novas cercas e mais divisões de pasto, melhorar a qualidade da água e mudar o tipo do gado fazem parte da lista de mudanças na propriedade. "Não existe milagre, tudo é suado, mas aplicando conhecimento, trocando ideia e investimento no local correto, os resultados vão melhorar".

Adaptações – Mesmo em meio às ações de combate e prevenção à Covid-19, os acompanhamentos continuam, porém de forma remota, para respeitar o distanciamento social e as restrições de cada município.

Após esse período de pandemia, o objetivo é ampliar a atuação do projeto. "Por enquanto mantemos essas cinco cadeias produtivas, mas para o ano que vem, pretendemos expandir a assistência técnica para mais municípios que apresentarem demanda", explica Armando.

Dia do Produtor Rural – No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Produtor Rural. Para marcar a data simbólica, o Sistema Famato elaborou uma série de matérias, posts para as redes sociais e um vídeo institucional que irão circular até o dia 31 de julho.

O objetivo é reforçar a importância dos produtores rurais que, mesmo diante de incertezas e dificuldades, não param. Faça chuva ou faça sol, feriado ou final de semana, alimentar o futuro em busca de dias melhores é o que move todo produtor rural.

Parabéns a todos os produtores rurais por este e por todos os outros dias!



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Curso de Hidroponia do Senar-MT fomenta a produção local em Gaúcha do Norte
Turismo rural se torna opção de renda para famílias do interior de Mato Grosso
ATeG realiza reuniões de sensibilização em Mato Grosso
CNA Jovem faz live inaugural para dar boas-vindas à etapa de oficinas digitais
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT