Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
21 de Jul de 2020

voltar
 
LABORATÓRIO
Egressos do CNA Jovem transformam iniciativas em realidade
 
Turma do Programa CNA Jovem de 2018
 

O engenheiro florestal Wildon Cardoso sempre quis ser atuante no sindicalismo rural e foi nessa área que ele desenvolveu projetos de liderança quando participante do Programa CNA Jovem, em 2018. Dois anos depois, e após dois mandatos como diretor sindical, o jovem de 29 anos ocupa o cargo de presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino e começa a colocar em prática, o que defendeu no Programa.

"A minha ideia era incluir uma comissão jovem dentro do sindicato". Wildon acredita que o envolvimento dos jovens no sindicalismo contribua para implantação de novas ideias. "Estamos buscando pessoas de várias áreas que se interessem pelo agro e queiram participar com ideias e opiniões."

Como presidente desde junho, o jovem produtor rural acredita que o network adquirido ao longo da sua formação e no CNA Jovem foi fundamental. "Você tem a oportunidade de interagir com diversas pessoas dentro de cenários diferentes, conhecer outras histórias de vida e os problemas das demais regiões. Isso foi primordial para o crescimento."

Essa também é a opinião do engenheiro agrônomo Otávio Celidônio, egresso da primeira turma do Programa em 2014. "A maior vantagem é você conhecer e negociar, discutir com pessoas que tem visão e cultura diferentes. O programa é um laboratório".

Assim como Wildon, Otávio também desenvolveu iniciativas pensadas durante o Programa. "Em 2014, foi a primeira vez que a gente discutiu e começou a desenhar algumas coisas que hoje são realidade. Por exemplo, o projeto que eu apresentei na época foi a base para o Agrihub. Também há uma plataforma, hoje em andamento pelo Imea, que surgiu dessas ideias."

Mesmo longe do agro, Poliana Mundim, egressa de 2016, acredita que o Programa também agregue em outras áreas profissionais. “Desde que saí, já trabalhei com vendas e utilizei técnicas aprendidas durante o CNA Jovem".

Inscrições abertas – Cerca de 220 jovens de Mato Grosso se inscreveram nos dez primeiros dias de inscrição da edição 2020/2021. Os interessados que ainda não fizeram, tem até 31 de julho. A pré-inscrição está disponível no site do CNA Jovem. Após concluí-la, os interessados receberão um cadastro via e-mail e somente após realizá-lo, a inscrição estará validada.

Para participar, os jovens devem ter de 22 a 30 anos de idade e já terem concluído o ensino técnico ou superior. Além disso, devem possuir disponibilidade para participar das atividades presenciais e à distância e comprovar vínculo com o setor agropecuário, seja por meio de formação em áreas afins, ser produtor rural ou dependente do mesmo.

Live - Quer saber mais sobre o CNA Jovem? Na próxima sexta-feira (24.07), às 15 horas acontecerá uma live com representantes do Sistema Famato e egressos do Programa. Os ex-alunos irão contar suas histórias. Eles falarão sobre como foi participar do CNA Jovem e o que foi transformado em suas vidas.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Avanços tecnológicos aumentam busca por capacitação no último bimestre do ano
Suinocultura em alta motiva produtores de Mato Grosso
Capacitação destinada para mulheres ensina conhecimentos técnicos sobre propriedades rurais
Sem aulas, escola recebe treinamento e professores iniciam cultivo de horta
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT