Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
26 de Jun de 2020

voltar
 
CASO DE SUCESSO
Com Assistência Técnica do Senar-MT produtor tem aumento de 240% na produção de leite
 
ATeG
 

Comprometido com o sonho de ver o progresso de sua terra e seu rebanho, o produtor rural Claudinei Silveira Brum, encontrou na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) a oportunidade e o apoio necessário para o seu aperfeiçoamento e o crescimento de sua propriedade rural.

Assistido desde 2018, o produtor do Assentamento Santa Ana localizado no município de Itiquira, hoje vê a sua produção de leite aumentar.  Em agosto de 2018, quando começou a ser assistido produzia em média 73 litros. Já em 2020 sua produção diária atingiu 244 litros. Um aumento de 240% na produção leiteira da propriedade.

Claudinei conta com satisfação que seguiu rigorosamente o plano de ação elaborado em conjunto com o técnico de campo do Senar-MT e comemora os frutos desta dedicação. "Estou muito feliz e satisfeito com a assistência que eu tive. Graças ao acompanhamento técnico do Senar-MT, agora tenho um aproveitamento maior da minha produção".

Dentre as atividades propostas no plano de ação estava a capacitação do produtor através dos cursos e Formação Profissional Rural (FPR) direcionados pela ATeG. Claudinei participou dos cursos de Cercas Elétricas, Inseminação Artificial e Produção de Silagem. Com a elaboração de um croqui de piquetes rotacionados pelo técnico de campo, o produtor utilizou o conhecimento do curso de cercas elétricas e implantou dois hectares de piquetes em sua propriedade, chegando a rodar nestes piquetes 20 vacas entre o período de novembro de 2019 a abril de 2020.

E não foi só isso, hoje o próprio produtor insemina suas vacas conseguindo maior assertividade nas vacas secas versus vacas cheias, ajustando este intervalo que é um dos grandes gargalos da atividade leiteira. Claudinei lembra com orgulho que desde que começou com a inseminação já nasceram 15 bezerros. "Eu não tenho reprodutor. Tudo que nasce na propriedade é inseminação artificial".

 

MUDANÇA EM FUNÇÃO DA PANDEMIA - Através da parceria entre Senar-MT e laticínio Comajul, atualmente são atendidas cerca de 30 propriedades no município de Itiquira. De acordo com o supervisor de ATeG, do Senar-MT, Marcelo Nogueira, no início de junho as visitas técnicas presenciais foram retomadas, mas com o avanço da pandemia do coronavírus no estado, o atendimento no próximo mês ocorrerá de forma diferenciada.

"No mês de julho os atendimentos na região de Itiquira serão de forma virtual. O técnico de campo entrará em contato com os produtores por meio de vídeo chamada ou pelo WhatsApp. Nas propriedades que não possuem acesso à internet, o atendimento será feito através de ligações telefônicas". Marcelo explica ainda que nestes atendimentos os produtores poderão também sanar dúvidas em relação a cadeia produtiva do leite.  "Nos atendimentos serão coletados dados da produção, receitas e despesas, além de solucionar dúvidas técnicas que podem surgir no produtor".


 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Moradores de Alto Taquari concluem sequência de cursos na cadeia produtiva da soja e milho
Interessados em assistência técnica, piscicultores se reúnem no Vale do Araguaia
ATeG realiza reuniões de sensibilização em Mato Grosso
Senar-MT renova parceria com laticínio Vencedor
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT