Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
26 de Jun de 2020

voltar
 
CASO DE SUCESSO
Com Assistência Técnica do Senar-MT produtor tem aumento de 240% na produção de leite
 
ATeG
 

Comprometido com o sonho de ver o progresso de sua terra e seu rebanho, o produtor rural Claudinei Silveira Brum, encontrou na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) a oportunidade e o apoio necessário para o seu aperfeiçoamento e o crescimento de sua propriedade rural.

Assistido desde 2018, o produtor do Assentamento Santa Ana localizado no município de Itiquira, hoje vê a sua produção de leite aumentar.  Em agosto de 2018, quando começou a ser assistido produzia em média 73 litros. Já em 2020 sua produção diária atingiu 244 litros. Um aumento de 240% na produção leiteira da propriedade.

Claudinei conta com satisfação que seguiu rigorosamente o plano de ação elaborado em conjunto com o técnico de campo do Senar-MT e comemora os frutos desta dedicação. "Estou muito feliz e satisfeito com a assistência que eu tive. Graças ao acompanhamento técnico do Senar-MT, agora tenho um aproveitamento maior da minha produção".

Dentre as atividades propostas no plano de ação estava a capacitação do produtor através dos cursos e Formação Profissional Rural (FPR) direcionados pela ATeG. Claudinei participou dos cursos de Cercas Elétricas, Inseminação Artificial e Produção de Silagem. Com a elaboração de um croqui de piquetes rotacionados pelo técnico de campo, o produtor utilizou o conhecimento do curso de cercas elétricas e implantou dois hectares de piquetes em sua propriedade, chegando a rodar nestes piquetes 20 vacas entre o período de novembro de 2019 a abril de 2020.

E não foi só isso, hoje o próprio produtor insemina suas vacas conseguindo maior assertividade nas vacas secas versus vacas cheias, ajustando este intervalo que é um dos grandes gargalos da atividade leiteira. Claudinei lembra com orgulho que desde que começou com a inseminação já nasceram 15 bezerros. "Eu não tenho reprodutor. Tudo que nasce na propriedade é inseminação artificial".

 

MUDANÇA EM FUNÇÃO DA PANDEMIA - Através da parceria entre Senar-MT e laticínio Comajul, atualmente são atendidas cerca de 30 propriedades no município de Itiquira. De acordo com o supervisor de ATeG, do Senar-MT, Marcelo Nogueira, no início de junho as visitas técnicas presenciais foram retomadas, mas com o avanço da pandemia do coronavírus no estado, o atendimento no próximo mês ocorrerá de forma diferenciada.

"No mês de julho os atendimentos na região de Itiquira serão de forma virtual. O técnico de campo entrará em contato com os produtores por meio de vídeo chamada ou pelo WhatsApp. Nas propriedades que não possuem acesso à internet, o atendimento será feito através de ligações telefônicas". Marcelo explica ainda que nestes atendimentos os produtores poderão também sanar dúvidas em relação a cadeia produtiva do leite.  "Nos atendimentos serão coletados dados da produção, receitas e despesas, além de solucionar dúvidas técnicas que podem surgir no produtor".


 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
ATeG realiza reuniões de sensibilização em Mato Grosso
Senar-MT renova parceria com laticínio Vencedor
ATeG abre inscrições para capacitação para técnico de campo
Trabalhador rural descobre novo estilo de vida reaproveitando madeira em Alto Taquari
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT