Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
21 de Mai de 2020

voltar
 
ACADEMIA
Faculdade CNA debate os desafios do profissional do agro
 
Assessoria de Comunicação CNA - Senar
 

A Faculdade CNA promoveu uma transmissão ao vivo para debater o tema "Os Desafios do Profissional do Agro" nesta quarta (20).O encontro contou com a participação do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, do jornalista Alexandre Garcia, de estudantes da instituição e de interessados de todo o país no tema. O diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches, foi o mediador.

Para Daniel Carrara, o mercado atual exige um novo perfil de profissionais e de técnicos para atender aos produtores rurais. O desafio é contribuir com uma parte do setor que ainda não está inserida nesse universo e fazer com que a atividade siga buscando eficiência, redução de custos e produtividade.

"É preciso agressividade tecnológica e de gestão. A nossa agropecuária representa o que há de mais moderno no mundo. Já contamos com ótimos profissionais e agora precisamos introduzir novos conceitos, como tecnologia e conectividade. Para isso, todos precisarão se adequar", afirmou.

O diretor-geral do Senar reforçou que o trabalho precisa ser orientado com dois focos: incluir um número cada vez maior de produtores rurais na agricultura comercial e continuar apoiando aqueles que já alcançaram um nível de produção elevado e contribuem para as consecutivas safras recordes brasileiras.

"O papel dos profissionais e técnicos será fundamental. Eles precisarão mudar a sua forma de pensar e atuar, além de serem criativos para superar as deficiências que ainda temos. Palavras como blockchain, gestão de variabilidade, e-commerce, moedas virtuais e redes sociais serão cada vez mais comuns. Não estamos mais na agricultura 4.0, já estamos na 5.0", disse.

Daniel Carrara também ressaltou que a "descarbonização da economia" é um tema que precisará estar na agenda de produtores, técnicos e profissionais em formação daqui para frente. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é outra ferramenta de transferência de tecnologia fundamental para os produtores rurais e que precisará ser ampliada.

Contribuição - O jornalista Alexandre Garcia destacou a contribuição do agro brasileiro para a economia e a segurança alimentar, especialmente após a pandemia do coronavírus. Para ele, foi o setor que garantiu o abastecimento e será o propulsor para a recuperação do País.

"O setor agrícola é, agora, ainda mais importante do que já era antes da pandemia. Foi ele que permitiu que não faltassem alimentos. A indústria, os serviços e o comércio estão sentindo e o agro também vai sentir a crise, mas nesse momento cresce a sua importância e é preciso ter esse reconhecimento".

Na opinião de Alexandre Garcia, o setor ainda enfrenta preconceitos principalmente pela falta de conhecimento em relação ao trabalho do produtor rural.

"Isso vem de narrativas do passado. Agora é diferente. Graças ao agro nós temos uma agricultura e uma pecuária de excelência. Precisamos informar, mostrar isso para as pessoas e detectar onde estão os preconceitos, mas sem brigar. É preciso acabar com isso de forma racional", declarou.

O jornalista acredita que a agropecuária, por trabalhar com alimentos, terá uma grande projeção no mundo pós-pandemia. Para ele, uma terceira "onda verde" poderá acontecer e o Brasil deve apostar no seu maior potencial que é o setor.

"Podemos duplicar a área produzida com tecnologia. Hoje já alimentamos um bilhão e meio de pessoas do planeta, imagina o que nós poderemos produzir. Temos um grande futuro e a esperança desse futuro são as novas gerações que estão entrando no agro agora", afirmou Garcia.

"Acredito que todos os nossos estudantes puderam ver o tamanho da responsabilidade e o quanto tem de espaço para crescer. O mercado precisa de pessoas qualificadas e não faltarão oportunidades para profissionais bem formados", declarou o diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches.

Veja como foi o debate - https://www.youtube.com/watch?v=ww3Al7BWzao

 



Fonte: Assessoria de Comunicação CNA-Senar
 

VEJA TAMBÉM
Aos 60 anos, primeiro graduando EaD da Faculdade CNA se forma em Cuiabá
Mato Grosso tem previsão de abertura de quatro polos da faculdade CNA
Nesta terça (28) tem representante de Mato Grosso na live da Faculdade CNA
Faculdade CNA inicia Jornada Acadêmica de 2020
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT