Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
26 de Nov de 2019

voltar
 
CASO DE SUCESSO
Capacitação desperta empreendedorismo nos produtores e trabalhadores rurais de Canarana
 
Sindicato Rural de Canarana
 

Avanço na qualificação e capacitação de mão de obra. Este é um dos motivos de comemoração do Sindicato Rural de Canarana em 2019. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) proporcionou treinamento e diversas oportunidades para a capacitação de trabalhadores e produtores rurais. E o Assentamento Suyá foi considerado um caso de sucesso em 2019.

O presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wish conta que este ano foram realizados 65 treinamentos. "Capacitamos pessoas que irão atuar nas áreas de fabricação de ração, avicultura básica e até de brigadas de incêndio", enfatiza o presidente.

Ele conta ainda que os treinamentos têm transformado a vida para muitas pessoas "E no Assentamento Suyá, os participantes relatam que é um divisor de águas, seja na propriedade ou na vida".  De acordo com o presidente, as expectativas para o ano de 2020 é articular para promover mais capacitação em toda a região. "Para o próximo ano já estão previstos 49 treinamentos e temos pelo menos 10 solicitações para incluir na programação”.

E para quem se qualifica, não falta trabalho. É o caso de Antônio Rodrigues, um dos moradores do Assentamento Suyá, localizado a 50 km do município de Canarana. Ele conta que a vida mudou depois de participar dos treinamentos promovidos pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Canarana. "Nós aprendemos a fazer ração para frango caipira, semi caipira, queijo e o embutido de suínos. Depois de aprender tudo isso transformamos a nossa vida".

Rodrigues acrescenta que passaram a comercializar os produtos na feira e, em lojas da cidade. "Com isso, incrementamos a renda da família. Nos sentimos realizados e mais confiantes após os treinamentos". Maria Clarisse que também mora no assentamento Suyá, acrescenta que os treinamentos também proporcionou a integração e a união da comunidade.  "Nos dias em que tínhamos treinamentos, cozinhávamos juntos no local onde estava acontecendo o evento para não haver dispersão", conta Maria Clarisse.

O Sindicato Rural de Canarana é um dos 93 que, em parceria com o Senar-MT, realizou em 2019 mais de 6.500 ações educacionais, com o objetivo de levar capacitação e qualificação ao homem do campo.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Interessados em assistência técnica, piscicultores se reúnem no Vale do Araguaia
Senar-MT e Sindicatos Rurais ofertam capacitação para garantir segurança no trabalho
Curso de Hidroponia do Senar-MT fomenta a produção local em Gaúcha do Norte
Turismo rural se torna opção de renda para famílias do interior de Mato Grosso
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT