Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
20 de Set de 2019

voltar
 
TROCA DE INFORMAÇÕES
Perfil do profissional da pecuária é assunto na Expocáceres nesta sexta (20.09)
 
Wlademiro Neto
 

Semana bastante movimentada em Cáceres. A 53ª edição da Exposição Agropecuária de Cáceres (ExpoCáceres) teve muita diversão, mas também teve muito trabalho, capacitação e troca de informação. A programação esteve recheada de palestras, oficinas, eventos técnicos, julgamentos e leilões. E ainda não acabou, tem muita coisa para acontecer nesta sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22). Ainda é tempo de participar.

Para esta sexta-feira (20.09), a programação inclui a palestra “Agricultura Digital- como eu começo”, com Fábio Silva, responsável pelas parcerias do programa AgriHub. Além dele, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Otávio Celidonio fala sobre o perfil do profissional na pecuária. A outra palestra desta sexta é sobre a Cadeia da Carne com o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Semente de Soja (Abrass)

Um dos destaques da Expocáceres foi a participação do secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Antonio Naban Garcia. Ele falou sobre o tema “Cenários da Pecuária no Brasil e no Mundo.

Para o presidente do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite, a presença do secretário de Assuntos Fundiários foi muito importante não só para o evento, mas também para os produtores e assentados da região que puderam falar de suas dificuldades e ouvir o que o Governo Federal tinha a dizer. "A regularização fundiária é ainda um grande problema da nossa região. Temos assentados que há dez anos esperam pela titulação de suas áreas”.

Ao longo da semana também aconteceram oficinas do Programa Filhos no Campo, vitrines das carnes de frango, bovina e ovino realizados pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-MT. Também aconteceu o leilão com mais de 10 mil animais.  A feira contou ainda com a 3º Amostra de Resultados do Programa Genético da Pecuária Leiteira de Cáceres.

O presidente do Sindicato Rural diz que a feira é um dos únicos eventos da região oeste do estado que agrega informação, conhecimento e capacitação de trabalhadores e produtores rurais. “A feira atrai também atrai empresários do setor agropecuário, pesquisadores, estudantes, engenheiros agrônomos, zootecnista, técnicos agrícolas, instituições públicas, privadas, sindicatos rurais da região e a comunidade em geral”.

Jeremias acrescenta que com um formato moderno, o objetivo é do evento também é de aprimorar o conhecimento e possibilitar a transferência de tecnologias. “Além disso, também é estimular a discussão de temas que apontam para o desenvolvimento sustentável da região oeste”. Ele conta ainda que foi abordado de forma abrangente a gestão e o mercado agropecuário, em especial a pecuária.

A programação da 53ª Expocáceres inclui a 6ª Semana Agronômica de Cáceres (Semac) realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus de Cáceres e o Sindicato Rural de Cáceres. A 3º edição da Feira Tecnológica de Cáceres (Agrotec) também faz parte da programação da Expocáceres.

 



Fonte: Assessoria Senar-MT com assessoria Expocáceres
 

VEJA TAMBÉM
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT