Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
12 de Ago de 2019

voltar
 
PLANEJANDO O FUTURO
Fruticultor assistido pela ATeG do Senar-MT sonha com a melhora da qualidade do produto
 
Fruticultor Silvano Aparecido Barbosa
 

"Quero produzir frutos de boa qualidade, doce e sem acidez. Fazer parcerias com outros produtores e ainda processar, ou seja, fazer polpa padronizada para concorrer de igual para igual com outras marcas já existentes. Também quero processar outros tipos de frutas como maracujá e melão". Este é o sonho de Silvano Aparecido Barbosa, fruticultor, em Tangará da Serra.

Dos 26 hectares que tem o seu sitio chamado "Chapada", pelo menos 12 já estão plantados com abacaxi. Silvano pretende ampliar a área plantada e melhorar a qualidade do fruto produzido. Ele conta ainda que a dificuldade sempre foi a falta de assistência técnica. "Com a chegada do Senar Tec Horticultura tudo está melhorando com muita rapidez e, isso me deixa ainda mais entusiasmado"

Faz apenas quatro meses que Silvano passou a integrar o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG),  do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e destaca que os resultados são muito positivos. Fruticultor desde sempre, Silvano conta que já plantou de tudo em sua propriedade, incluindo feijão, milho e chegou a produzir até vassouras caipira.

Ele conta que sempre quis evoluir. "Sempre estivemos em busca de informação e conhecimento para melhorar a qualidade do que produzimos. Finalmente tudo isso chegou na propriedade com a assistência técnica do Senar".

Silvano junto com a família e mais dois trabalhadores rurais colhem e entregam para os mercados de Tangará da Serra cerca de 800 frutos por semana. Outro benefício que chegou junto com a ATeG, apontado por Silvano, foi a inclusão de dois trabalhadores que eram temporários e que na opinião do fruticultor vão se tornar definitivos.

Silvano, sempre de olho em inovações e formas de melhorar investiu na compra de tratores e equipamentos agrícolas para facilitar o trabalho na propriedade. "Tudo o que consegui foi com a renda da fruticultura. É uma cadeia produtiva muito promissora. É tempo de investir", garante.

 

SENAR HORTICULTURA -  é um programa de ATeG, ofertado pelo Senar-MT que tem duração de três anos e várias etapas que compõem o projeto de implantação.

Em Tangará da Serra, o SENAR Tec Horticultura está sendo implantado em parceria com o Sindicato Rural, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e a Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATS).

Para o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Reck Júnior, a parceria de todas estas instituições é uma forma de fomentar o desenvolvimento da cadeia. O presidente acrescenta ainda que o objetivo é melhorar a produção, trazer inovações tecnológicas para os produtores e melhorar a rentabilidade.

O professor do curso de Agronomia da Unemat em Tangará da Serra, e coordenador do programa de Extensão MTHorticultura, Willian Krause diz que mais de 75% das frutas e hortaliças consumidas em Mato Grosso vem de fora do Estado. “Isso significa que temos um bom mercado para a nossa produção”.

EVENTO – Acontece entre os dias 22 e 23 de agosto, em Tangará da Serra a 2ª Feira Estadual Horticultura - Soluções para o empreendedor do campo.  O Sistema Famato participa com um estande, onde técnicos estarão disponíveis para fazer o atendimento consultivo junto aos produtores da região. Na programação, o Sistema também ofertará palestras sobre horticultura, extensão e ensino que será  ministrada pelo coordenador de ATeG, do Senar-MT, Armando Urenha.

Confira a programação aqui - www.mthorticultura.com.br/



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Capacitação atrai mais de 400 interessados em serem técnicos de campo
Moradora de Juscimeira aprimora conhecimento e investe em sonho após cursos
Expectativa é incluir mais 90 propriedades no FIP Paisagens Rurais nos próximos seis meses
Presidentes de Sindicatos Rurais comemoram expansão da assistência técnica
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT