Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
15 de Fev de 2019

voltar
 
NORMAS REGULAMENTADORAS
Nos últimos cinco anos Senar-MT fez 39 mil capacitações no setor de segurança no trabalho
 
Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece treinamentos que capacitam pessoas para atuar de acordo com seis Normas Regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e saúde do trabalho. Nos últimos cinco anos, a instituição em parceria com os Sindicatos Rurais do Estado realizou 3.010 turmas, o que equivale a cerca de 39 mil capacitações. Para 2019 a estimativa é de 646 turmas e, pelo menos, 8.400 capacitados.

Destas seis áreas, a que mais demandou treinamentos foi a de NR 31. 8 -  segurança no trabalho – aplicação de agrotóxico. Ao todo foram realizadas 1.149 turmas, o que equivale a cerca de 15 mil capacitados. Para 2019, esta continua sendo a área que mais demanda treinamentos. Está prevista a realização de 225 turmas para este ano.  O objetivo desta capacitação é orientar  os participantes sobre como se aplica as medidas de prevenção de acidentes e de doenças no trabalho que envolve agrotóxicos.  O conteúdo inclui assuntos como: acidente de trabalho, formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos, doenças e danos que podem ser causados pelos produtos e ainda os principais sintomas de uma intoxicação.

O segundo lugar deste ranking dos últimos cinco anos é ocupado pelo treinamento de NR - 12 – segurança no trabalho – máquinas e equipamentos. Neste período foram realizadas 556 turmas, o que equivale a pelo menos 7.500 capacitados. Para 2019 está prevista a realização de mais 103 turmas. O NR - 12 tem como objetivo mostrar aos participantes as medidas preventivas de saúde e segurança em serviços com a utilização de máquinas e equipamentos. O conteúdo inclui assuntos como:  Instalações e dispositivos de partida, acionamento e parada de sistemas de segurança, dispositivos de paradas de emergências, manutenção preventiva, corretiva, sinalização de segurança e diversos outros temas relacionados com a segurança na hora de operar máquinas e equipamentos.

O terceiro lugar deste ranking é ocupado pelas capacitações de NR - 33 - espaço confinado que tem como objetivo mostrar ao participante dos treinamentos os requisitos mínimos e as medidas de proteção para trabalhador autorizado e vigia em espaço confinado. Nos últimos cinco anos foram realizadas 494 turmas, o que significa cerca de 6.500 capacitações. Para 2019 a previsão é realizar pelo menos 118 turmas. Isso colocará no mercado mais cerca de 1.500 capacitados para atuar nesta área. O conteúdo inclui assuntos como: simulação e liberação, entrada de trabalho no espaço confinado, avaliação de riscos e perigos, medidas de controle de riscos e diversos outros temas relacionados ao trabalho em espaços confinados como silos de armazenagens e outros.

Em quarto lugar estão os treinamentos de NR – 35 – trabalho em altura. Nos últimos cinco anos foram realizadas 464 turmas, o que equivale a cerca de 6 mil capacitações. Para 2019 a previsão é de realizar 112 treinamentos. Isso significa mais 1.500 capacitações. O objetivo é mostrar os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. O conteúdo inclui assuntos como: acidentes de trabalhos em altura, equipamentos de proteção individual para a realização dos serviços nestes ambientes, a confecção de nós como o de oito simples, duplo e guiado e diversos outros assuntos relacionados a este tema.

O quinto lugar neste ranking é ocupado pelos treinamentos de NR – 10 – segurança em instalações e serviços de eletricidade que tem o objetivo  mostrar as medidas de prevenção de saúde e segurança no trabalho em instalações e serviços de eletricidade. O conteúdo da capacitação inclui assuntos como riscos em instalações e serviços com eletricidade, mecanismos e efeitos, técnicas e medidas de controle do risco elétrico como desenergização e aterramento funcional.

Ao longo dos cinco últimos anos foram realizadas 180 turmas de NR – 10, o que equivale a cerca de 2.300 capacitações. Para 2019, a previsão é que o Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso realizem pelo menos mais 66 turmas, o que significa mais 800 capacitações para este ano.

E em sexto e último lugar neste ranking está o treinamento de NR – 31.12 – segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas. Nos últimos cinco anos foram realizadas 167 turmas que gerou cerca de 2.100 capacitações. Para 2019 está prevista a realização de mais 104 turmas. O objetivo é mostrar aos participantes como prevenir acidentes com máquinas e implementos agrícolas. Bem extenso, o conteúdo inclui assuntos como: regulagem e manutenção da máquina e implementos com segurança, procedimentos para o trabalho seguro, sinalização de segurança, procedimentos em situação de emergência e vários outros.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Com capacidade mínima, cerca de 70 pessoas são capacitadas em Sapezal
Mais de 600 pessoas fazem o treinamento de NR-12 nos primeiros quatro meses de 2016
Saúde e segurança no trabalho são áreas que precisam de treinamentos constantes
Parceria entre Sindicato Rural e Senar-MT movimenta Tangará
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT