Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
19 de Out de 2018

voltar
 
CAPACITAÇÃO
Curso inédito de Operadora de Tratores Agrícola empodera mulheres no campo
 
Assessoria/Sindiato Campo Verde/Thalita Araujo
 

Mais do que brilho no olhar pela oportunidade de aprender um novo ofício, o sentimento mais visível ali era o de empoderamento. Sensação especial de conquista das mulheres participantes do primeiro Curso de Operadora de Tratores Agrícolas. Um treinamento inédito em Mato Grosso, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Mato Grosso (SENAR-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Campo Verde.

O curso foi uma demanda de uma propriedade rural do município, que tem o projeto de até 2019 possuir 50% de mulheres em seu quadro de colaboradores. Com cinco dias de duração, o treinamento forma novas operadoras de trator e abre caminhos para que o público feminino consolide seu espaço no campo.

Irene Guimarães, 40 anos, foi uma da selecionadas para o curso. Desempregada e com longa experiência como auxiliar de cozinha, ela encontrou no treinamento uma oportunidade de realizar um sonho antigo. “Desde que mudei para Campo Verde e via as máquinas no campo, sempre me perguntei: por que só homens? Aquilo foi gerando um sonho dentro de mim. O SENAR-MT deu a oportunidade de realizar esse sonho. Nós mulheres temos capacidade e vontade de trabalhar neste ramo. E logo estaremos no campo, trabalhando lado a lado com os homens”, disse.

Mais de 60 mulheres participaram de uma seleção para as 15 vagas ofertadas para o treinamento. Entre as selecionadas, mulheres de 19 a 40 anos, com os mais variados perfis: vindas de escritórios, cozinhas, trabalhos burocráticos, filha de operador de trator, gente já perto ou muito longe do campo. Todas com a vontade comum de quebrar paradigmas e aumentar a participação feminina na atividade.

Hívini Laís Ferreira, 19 anos, tinha muita vontade de trabalhar em fazenda. “Achei muito boa essa oportunidade do curso, são novos conhecimentos. Quando soube, fui logo fazer a inscrição”. Preparando-se para construir uma carreira profissional, ela vê um futuro promissor na operação de tratores e outras máquinas agrícolas.

O instrutor do treinamento, Hélio Queiroz, parabenizou as participantes. “Elas estão muito entusiasmadas. A operação de tratores agrícolas é uma atividade perfeitamente possível para as mulheres. Elas são muito atenciosas e zelosas, têm um grande potencial de trabalhar na área. Só precisam de oportunidades. As empresas que abrem espaços para elas só têm a ganhar”, observou o instrutor.

Além de toda parte teórica e prática do curso, o conteúdo também trouxe noções de mecânica dos tratores, o que despertou em algumas participantes o desejo de especializar na área de manutenção, como Mailde Gomes de Oliveira, 30 anos, que mal vê a hora de aprofundar o conhecimento na área.

Adilene Garcia, 22 anos, mora em outro município da região, ficou sabendo do treinamento por uma amiga e veio até Campo Verde participar da seletiva. “Sempre achei bonito lidar com essas máquinas grandes. Por que poucas mulheres? Nós temos capacidade e devemos acreditar em nossos sonhos. Sempre me interessei por isso e quando temos vontade, não há obstáculos. Serei operadora de trator em breve”, anunciou.

Júnior Vieira, Coordenador de RH da Fazenda Marabá, a 30 km de Campo Verde - propriedade que sediou o treinamento – conta que há alguns meses o presidente da empresa, Márcio Félix, questionou qual era a porcentagem de mulheres no quadro de colaboradores. “Contávamos com 13%. Ele nos deu a meta de chegar a 50% em um ano. Estamos nesse projeto maravilhoso, de incluir mulheres nas mais diversas áreas. Ter o público feminino no campo é muito importante para o agronegócio”, pontuou Júnior, anunciando que irão contratar, de imediato, pelo menos cinco participantes do treinamento.

 



Fonte: Assessoria/Sindiato Campo Verde/Thalita Araujo
 

VEJA TAMBÉM
Curso de Operação de Trator Agrícola é concluído com turma 100% feminina
Municípios do extremo norte realizam mais de 150 cursos no primeiro semestre
Comunidade amplia conhecimentos sobre avicultura após série de treinamentos
Sindicatos Rurais se planejam para treinamentos de 2022
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua I, 300, Quadra 17-A, Lotes 6-7
Parque Eldorado, Bairro Alvorada
CEP 78048-832 - Cuiabá-MT