Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
01 de Out de 2018

voltar
 
LIDERANÇA
Programa CNA - Jovens Liderando o Agro entrega mais 12 certificados em Mato Grosso
 
Assessoria de Imprensa
 

Neste sábado, 12 participantes do CNA - Jovens Liderando o Agro, receberam o certificado de conclusão do curso. A próxima fase será a seleção de três participantes que vão para a etapa nacional que acontece no próximo ano em Brasília. A expectativa é que dentro de 15 dias seja anunciado o nome dos três mato-grossenses selecionados. "O objetivo deste programa é desenvolver novas lideranças e preparar os jovens para impulsionar ainda mais o setor agropecuário”, enfatiza o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio acrescenta que o objetivo do SENAR-MT é preparar estes jovens para assumirem posições de liderança. "Além do CNA Jovem, o SENAR-MT tem outros projetos e programas que tem o objetivo de preparar lideranças para atuarem no agronegócio. Temos identificado que a sucessão de lideranças também preocupa o setor".

Celidonio diz ainda que o agronegócio precisa que estes jovens se mobilizem para pensar soluções que vão ajudar a minimizar as dificuldades enfrentadas no setor. “Mato Grosso é um grande estado, com diferentes realidades e necessita de pessoas que estejam sempre pensando em soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos produtores rurais".

Além dos desafios individuais, no sábado (29.09), cada um dos quatro grupos, mostraram ideias que pretendem levar e desenvolver nos municípios onde moram. Dois destes grupos falaram sobre a importância da integração do produtor e sindicato rural. O tema do terceiro foi uma integração maior dos jovens junto não só ao sindicato, mas ao setor de uma forma geral. E o quarto apontou o problema da falta de segurança no campo. “Nossa proposta é a criação de um conselho municipal de segurança no campo”, enfatiza a representante de Aripuanã, Amanda Cristina Faitta.

PROGRAMA - O CNA Jovem é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-BRASIL) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em Mato Grosso, o programa é desenvolvido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e SENAR-MT. Este ano, um pouco diferente dos anteriores, a primeira etapa foi feita por meio do Ensino à Distância (EaD). Os participantes apresentaram um álbum de viagem, que é um projeto, também chamado de desafio que é um planejamento de uma solução que de uma forma, ou de outra, possa ser aplicado no setor do agronegócio.

O segundo encontro presencial do programa CNA Jovem – Etapa Mato Grosso aconteceu em agosto e no último fim de se semana 12 participantes receberam o certificado de conclusão de curso. A próxima etapa acontece somente em 2019, quando os três pré-selecionados participaram da etapa nacional em Brasília (DF).



Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

VEJA TAMBÉM
Programa Campo Aprendiz do Senar-MT capacita jovens para atuação no distrito de Deciolândia
Aprendizagem rural abre oportunidades de trabalho para jovens do interior de MT
CNA Jovem faz live inaugural para dar boas-vindas à etapa de oficinas digitais
Participantes do CNA Jovem podem reagendar a prova
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT