Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
23 de Mai de 2014

voltar
 
SOJA PLUS
Qualidade de Vida leva conhecimento sobre segurança do trabalho
 
Foto: Aprosoja/MT
 

Complementar os conhecimentos sobre segurança no trabalho foi o que levou Elaine Aparecida Cimadon Bottan, produtora do Grupo Adriana em Campo Verde, a participar do treinamento de "Qualidade de Vida - Saúde e Segurança no Trabalho Rural", que ocorreu no município nos dias 12 e 13 de maio. Desde o dia 5 de maio, tiveram início as turmas do treinamento neste ano.

 

O treinamento, que dura dois dias (16 horas) é uma das cinco fases que compõem o Soja Plus, um programa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. As outras quatro etapas são denominadas Melhores práticas agrícolas, Viabilidade econômica, Qualidade do produto e Responsabilidade social.

 

Na opinião dela, é um conhecimento essencial para o produtor, que não pode ficar por fora das normas de segurança. "Já estávamos fazendo muito do que o instrutor falou em nossa propriedade, mas veio para somar ainda mais, pois levei comigo mais quatro colaboradores, dentre gerentes e encarregados para que entendam a necessidade do uso dos equipamentos e do cumprimento das normas", diz a produtora.

 

Levantar as questões de segurança no trabalho, normas trabalhistas e previdenciárias são alguns temas do treinamento, segundo Ademir de Souza Porto, um dos instrutores credenciados ao Senar-MT que ministram o treinamento. Ensinar o produtor a ser organizado com relação à segurança em sua propriedade é o principal objetivo do treinamento. "Tudo que não estiver conforme as normas regulamentadoras geram possíveis multas, que têm um custo alto, fazendo o produtor perder dinheiro. Se ele tiver conhecimento do que é o certo e praticar, o dano vai ser muito menor", afirma.

 

Neste ano, o curso já foi ministrado para 70 alunos, em cinco turmas distintas, nas cidades de Diamantino, Campo Verde, Campos de Júlio e Canarana. "Aplicamos este módulo desde 2011. Entre cursos e oficinas de saúde e segurança no trabalho, já capacitamos mais de 1.000 produtores em todo o estado", destacou Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja-MT.

 

Ainda há vagas para os produtores rurais e gestores que desejam participar das turmas que serão realizadas nos próximos dias: Nova Mutum (26 e 27/5), São José do Rio Claro (28 e 29/5), Sinop (2 e 3/6), Sorriso (4 e 5/6) e Tapurah (9 e 10/6). Para se inscrever, procure o Sindicato Rural de seu município. Os contatos estão no site: www.sistemafamato.org.br/portal/sindicatos .
 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).



Fonte: GECOM Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Com prazo estendido, vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Cafeicultores de Mato Grosso buscam capacitação para melhorar resultados
Interessados em assistência técnica, piscicultores se reúnem no Vale do Araguaia
Senar-MT e Sindicatos Rurais ofertam capacitação para garantir segurança no trabalho
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT