Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
30 de Ago de 2021

voltar
 
ORIGEM AGRÍCOLA
Lista de preços mínimos para mercadorias de origem agrícola está suspensa até 31 de dezembro
CNA
 

Atendendo à solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), em caráter excepcional, suspendeu até 31 de dezembro deste ano a aplicação da lista de preços mínimos para as mercadorias de origem agrícola (algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, girassol, milho, milheto, soja, sorgo e trigo). A medida consta na Portaria nº 161/2021, publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (30/08).

 

Na lista de preços mínimos usada como base para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo às operações com mercadorias de origem agrícola deverá ser utilizado o valor da operação correspondente.

 

Segundo o presidente da Famato, Normando Corral, havia uma incompatibilidade dos preços divulgados na lista de preços mínimos: “A lista de preços mínimos não estava acompanhando os valores praticados no mercado. Os produtores rurais relatam grande diferença entre o valor estipulado na lista adotada e valor de mercado nas operações interestaduais”, pontuou.

 

Conforme consta no oficio protocolado pela Famato, no dia 1º de junho deste ano o uso da lista de preços mínimos gerou um cálculo de ICMS muito acima do que é pago pelos compradores nas operações interestaduais, tornando inviável esse tipo de venda ou até mesmo o cumprimento de contratos já firmado.   

 

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT